DESENVOLVIMENTO LOCAL: O CASO DA HIDRELÉTRICA DE PEIXE-ANGICAL -TOCANTINS

Autores

  • Nilton Marques de Oliveira Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Benvindo Filho Pinto Queiroz Universidade Federal do Tocantins

Resumo

A implementação de projetos desenvolvimentistas é propagada com o discurso de contribuir com o desenvolvimento local e melhoria da qualidade. Assim, o presente artigo analisa o desenvolvimento local a partir da instalação da usina hidrelétrica de Peixe-Angical, no município de Peixe, Tocantins. Busca-se na teoria econômica do boom and bust (boom-colapso) responder positiva ou negativamente a este argumento. Para a elaboração deste artigo, foi utilizado o método hipotético-dedutivo, com procedimento bibliográfico. Os principais resultados sugerem que não foi possível comprovar desenvolvimento pleno em decorrência exclusivamente desse projeto. Confirmou-se o movimento de boom and bust no período de implementação e término da obra, respectivamente. Também não foi possível afirmar que empreendimentos hidrelétricos proporcionam desenvolvimento local, ainda que se identifique melhoria de variáveis econômicas, a exemplo do aumento do Produto Interno Bruto (PIB) e do Imposto de Circulação de Mercadoria e Serviço (ICMS).

Biografia do Autor

  • Nilton Marques de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins - UFT
    Economista pela UEM, Mestre em Economia Aplicada pela UFV e Doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela UNIOESTE, Toledo - PR. Professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e do curso de Ciências Econômica da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Lider do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional e Territorial do Centro Norte do Brasil (DRT - Centro Norte).
  • Benvindo Filho Pinto Queiroz, Universidade Federal do Tocantins

    Benvindo Filho Pinto de Queiroz é natural de Peixe, estado do Tocantins, Brasil, nascido aos 12 de outubro de 1985. É graduado em Física pela Universidade Federal de Goias, no entanto, sua atuação profissional é como Bombeiro Militar, integrando os quadros de Oficias do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins. Possui ainda formação em Gestão de Riscos Coletivos pela Universidade Estadual do Pará, além de ser pós graduado em Docência do Ensino Superior e Mestre e Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins.


Downloads

Publicado

2021-11-11

Edição

Seção

X SIDR - Eixo 2 – Atores, Organizações Sociais e Desenvolvimento regional