COMPLEXIDADE ECONÔMICA DA PAUTA EXPORTADORA E SUAS INFLUÊNCIAS NA ECONOMIA LOCAL: ANÁLISE DE MUNICÍPIOS SUL MINEIROS

Autores

  • Pedro dos Santos Portugal Júnior Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS/MG.
  • Rodrigo Franklin Frogeri Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS/MG.
  • Fabrício Pelloso Piurcosky Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS/MG.
  • Eduardo Gomes Carvalho Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG.

Resumo

A relação entre a base de exportação de um território e a complexidade econômica dos produtos exportados podem contribuir para a compreensão da sua dinâmica econômica. Nesse sentido, o presente estudo busca analisar as influências da pauta exportadora no PIB e no rendimento médio do setor formal nos cinco maiores municípios do Sul de Minas em termos econômicos: Extrema, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Varginha e Itajubá. Para alcançar o objetivo proposto foi adotada uma abordagem quantitativa, lógica dedutiva e epistemologia positivista. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e correlação. Os resultados apontaram que nos municípios cuja base exportadora é mais diversificada e composta por produtos de complexidade econômica positiva a exportação possui alta correlação significativa e positiva com o PIB e o rendimento médio. Demonstra-se assim a importância da complexidade e diversificação da base de exportação para a economia dos municípios.

Biografia do Autor

  • Pedro dos Santos Portugal Júnior, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS/MG.
    Bacharel em Ciências Econômicas, especialista em Gestão de Negócios pela FACECA Varginha. Mestre, doutor e pós-doutorado em Desenvolvimento Econômico pelo IE-Unicamp. Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional do Centro Universitário do Sul de Minas.
  • Rodrigo Franklin Frogeri, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS/MG.
    Doutor em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC. Mestre em Administração. Especialista em Gestão de Tecnologia da Informação. Especialista em Docência no Ensino Superior. Especialista em Redes de Computadores. Bacharel em Ciência da Computação. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Gestão e Desenvolvimento Regional do Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG.
  • Fabrício Pelloso Piurcosky, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS/MG.
    Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2020), Especialista em Inovação e Comunicação Empresarial pelo Instituto Politécnico do Porto - Portugal (2015), Mestrado pela Universidade Federal de São João del-Rei (2013), MBA em Gestão de Tecnologia da Informação (2007), Especialista em Redes de Computadores (2005) e Bacharel em Ciência da Computação (2003) pelo Centro Universitário do Sul de Minas. Coordenador do Departamento de Pesquisa do Grupo Educacional Unis
  • Eduardo Gomes Carvalho, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG.
    Possui graduação em Computação com ênfase Em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário de Itajubá (2001), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá (2005) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2016). Atualmente é professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2021-11-11

Edição

Seção

X SIDR - Eixo 3 - Ativos territoriais e Desenvolvimento Regional