ESTUDO SOBRE DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS DA FRESAGEM DE PAVIMENTO ASFÁLTICO NO ESTADO PARANÁ, SOB JURISDIÇÃO DO DER.

Autores

  • João Arami Martins Pereira Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Patrícia Oliveira Pereira Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná - DER.
  • Lilian Taís de Gouveia Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Jacquelini Romero Pereira Universidade Federal do Paraná - UFPR. Mestrado em Produção Vegetal

Resumo

A fresagem é tida como o “corte” do pavimento asfáltico, em função da deterioração causada pelas intempéries climáticas bem como o desgaste pelo uso do tráfego de veículos automotores, que é utilizada para reciclagem como uma forma de realizar a restauração do pavimento, bem como para outros fins. No Estado do Paraná o fresado é utilizado pelo DER/PR e ou doado como material inservível aos municípios do Paraná. Enquanto esse material não é reutilizado, ele fica depositado em pátios ou faixa de domínio às margens das Rodovias, podendo dessa forma ocasionar passivos ambientais. As Superintendências Regionais do DER/PR entregam mensalmente relatório no qual discriminam quantidades de fresados disponíveis e seus destinos, bem como outras informações necessárias ao atendimento da legislação vigente, referente ao material fresado. Através destes relatórios foi verificado que uma melhor utilização, pelo próprio DER/PR para manutenção das rodovias ou ainda sendo reciclado e utilizado para pavimentação de estradas e rodovias traria um ganho considerável ao meio ambiente e resultando em menor custo financeiro e racionalização de recursos públicos. Considera-se que a fresagem vem contribuir com o meio ambiente e que a reciclagem do material fresado, apesar deste ser doado às prefeituras em quase sua totalidade por meio de convênios firmados entre as partes, deve ser melhor utilizada para recomposição e conservação de revestimentos asfálticos das rodovias estaduais e federais do Estado do Paraná e inclusive, dentro de um planejamento estratégico de asfaltar novas rodovias, ampliando o sistema viário e consequentemente contribuindo com o desenvolvimento econômico e social.

Biografia do Autor

  • João Arami Martins Pereira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

    Ciências Econômicas

    Mestrado em Administração Pública e Governo

    Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio

  • Patrícia Oliveira Pereira, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná - DER.

    Engenheira Civil

    Especialista em Engenharia e Gestão Ambiental.

  • Lilian Taís de Gouveia, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
    Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG e Pesquisadora na área de Engenharia de Transportes e Computação Aplicada à Engenharia de Transportes.
  • Jacquelini Romero Pereira, Universidade Federal do Paraná - UFPR. Mestrado em Produção Vegetal

    Engenharia Agronômica - UFFS

    Mestranda em Produção Vegetal - UFPR.

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Publicado

2021-11-12

Edição

Seção

X SIDR - Eixo 3 - Ativos territoriais e Desenvolvimento Regional