O PROGRAMA OESTE EM DESENVOLVIMENTO E SEUS IMPACTOS NA GOVERNANÇA DA REGIÃO OESTE DO PARANÁ

Autores

  • Eloiza Dal Pozzo Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Weimar Freire da Rocha Junior Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Resumo

O foco de estudo neste trabalho é o Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), uma estrutura de governança cujo objetivo é promover o desenvolvimento da região Oeste do Paraná por meio da sinergia entre organizações públicas e privadas. O POD foi analisado a partir de pesquisa documental e de entrevistas semiestruturadas com 45 profissionais que tiveram grande protagonismo no Programa. Como resultado, verificou-se que o desenvolvimento econômico regional ocorre de forma satisfatória, mas o ambiente institucional mostrou algumas fragilidades, como a falta de confiança entre os participantes, relações verticalizadas e falta de mobilização no sentido de atuação conjunta entre os atores, com a necessidade de investir nas interações e no processo colaborativo entre eles. Para fazer a gestão de conflitos, o POD precisa revisar seus processos de gestão para que aconteça de forma horizontal e democrática. Além disso, colocou-se em discussão a necessidade de que o POD se fortaleça como um espaço democrático, transparente e que equilibre as relações de poder e, desta forma, possa consolidar e legitimar a sua representatividade e gerar o almejado desenvolvimento regional. No artigo, além do debate a respeito do POD e dos preceitos teóricos da Nova Economia Institucional (NEI), são descritos os passos da pesquisa, a metodologia utilizada e a forma de aplicação das entrevistas, que por causa da pandemia do coronavírus, foram realizadas on-line.

Biografia do Autor

  • Eloiza Dal Pozzo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
    Doutora em Desenvolvimento regional e agronegócio (Unioeste - Toledo). Mestre em Sociedade, cultura e fronteiras (Unioeste - Foz do Iguaçu), graduação em Comunicação Social - Jornalismo (Centro Universitário Dinâmica das Cataratas - Foz do Iguaçu).
  • Weimar Freire da Rocha Junior, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
    Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Lavras (1989), Mestre em Economia Agrária (Economia Aplicada) pela Universidade de São Paulo (1994) e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Downloads

Publicado

2021-11-16

Edição

Seção

X SIDR - Eixo 4 – Instituições e Desenvolvimento Regional