DESENVOLVIMENTO REGIONAL: POSSIBILIDADES DE UMA ABORDAGEM TERRITORIAL PARTICIPATIVA

Autores

  • Pamela Cichoski Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR, Câmpus Pato Branco-PR
  • Luiz Fernando Rankel Professor no Instituto Federal do Panará campus Palmas.
  • Antonio Carlos Mazzetti Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR, Câmpus Pato Branco-PR
  • Marlize Rubin Oliveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR, Câmpus Pato Branco-PR

Resumo

No presente texto buscamos refletir sobre o desenvolvimento regional, considerando a abordagem territorial, dentro de um recorte participativo, à luz da perspectiva decolonial. Nosso objetivo é refletir processos de transformação do território em região, com foco na formação de redes entre municípios, podendo estas serem conflitivas e/ou cooperativas, considerando processos históricos, sociais, econômicos e políticos que permeiam símbolos e significados culturais, relações de poder e de resistências entre sujeitos e lugares. Partimos da premissa que um território pode ser regionalizado em virtude desses processos, com ritmos distintos de desenvolvimentos. A pesquisa de cunho bibliográfico e de revisão se desenvolveu a partir da análise dos temas propostos (território-região-desenvolvimento-decolonialidade). Por fim, a metodologia IAP (Pesquisa-Ação-Participativa) é apresentada como uma opção de intervenção firmada na práxis popular, voltada para o lugar, os ecossistemas e para as pessoas, respeitando singularidades e diferenças regionais. Concluímos que a IAP pode ser uma metodologia contra-hegemônica adequada aos estudos de desenvolvimento regional e de território, sob uma perspectiva decolonial.

Biografia do Autor

  • Pamela Cichoski, Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR, Câmpus Pato Branco-PR
    Graduação em Geografia e Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR da Universidade Tecnológica Federal do Paraná- UTFPR e membro do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UTFPR).
  • Luiz Fernando Rankel, Professor no Instituto Federal do Panará campus Palmas.
    Graduado em História pela Unics (Centro Universitário Católico do Sudoeste do Paraná), Mestre em História pela UFPR, Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e membro do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UTFPR), professor no Instituto Federal do Panará campus Palmas.
  • Antonio Carlos Mazzetti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR, Câmpus Pato Branco-PR
    Graduado em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso, Mestre em Desenvolvimento Regional Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e membro do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UTFPR).
  • Marlize Rubin Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR, Câmpus Pato Branco-PR
    Professora associada do departamento de ciências humana e do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) líder do GEU.

Downloads

Publicado

2021-11-03

Edição

Seção

X SIDR - Eixo 1 - O Desenvolvimento Regional em perspectiva: Desafios teóricos e metodológicos