A DISTRIBUIÇÃO DO SEGMENTO ECONOMICO EDIÇÃO E IMPRESSÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE NO PERÍODO 2006-2017

Autores

  • judite sanson de bem Universidade La Salle
  • Moisés Waismann UNILASALLE
  • Rute Henrique da Silva Ferreira UNILASALLE

Resumo

As indústrias criativas tendem se localizar, em torno de cidades ou zonas urbanas, formando clusters ou aglomerações de produção. No entanto, esta distribuição pode ser díspar, ao longo do tempo e espaço. O objetivo deste trabalho é mapear a distribuição espacial dos estabelecimentos do segmento de edição e impressão ao longo da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) formada por 34 municípios, RS, no período de 2006 a 2017. Bisca-se à medida do possível verificar as possíveis forças que estão por trás destes agrupamentos de modo a fornecer uma primeira explicação empírica dos seus determinantes. Metodologicamente utilizou-se da revisão de literatura sobre economia criativa e a aplicação do quociente locacional (QL) cujo objetivo é obter indicadores de aglomeração no segmento em questão ao longo dos 34 municípios no período selecionado. Como principal resultado observa-se há uma concentração de estabelecimentos em quatro municípios, Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Ivoti.

Palavras-chave: Edição e Impressão, Região Metropolitana de Porto Alegre, Quociente de Localização, Aglomeração

Biografia do Autor

  • judite sanson de bem, Universidade La Salle
    Possui Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), Doutorado em História Ibéro- Americana pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). Pós-doutorado em Geografia da UFRGS no Projeto: Direito à cidade, financeirização e transformações no regime urbano na metrópole de Porto Alegre/RS. Professora do Mestrado Profissional e Doutorado Acadêmico em Memória Social e Bens Culturais da UNILASALLE e do Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais na Universidade LaSalle. Possui experiência em Economia, com ênfase no Crescimento, Economia da Cultura, Economia do Trabalho, Planejamento Regional, Economia Ambiental, Economia Regional e Urbana. Responsável pelo estudo e desenvolvimento da análise econômica da COREDE Sinos-RS. Trabalha principalmente nos seguintes temas: Economia da Cultura, Indústrias Criativas, Desenvolvimento Regional e Urbano, Economia do Trabalho, Economia do Meio Ambiente.Participa, como pesquisadora, do Núcleo Porto Alegre do Observatório das Metrópoles (INCT/CNPq).
  • Moisés Waismann, UNILASALLE
    Pós-Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2013). Mestre em Agronegócios pelo Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Graduado em Ciências Econômicas pela UFRGS (1990). Professor-pesquisador e Coordenador da Linha de Pesquisa em Memória e Gestão Cultural do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa de Estratégias Regionais. Membro do Conselho Municipal de Cultura de Canoas e do Comitê Municipal de Economia Criativa de Porto Alegre. Coordenador do Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Politicas Públicas. Investiga assuntos relacionados ao trabalho e educação, ao mercado de trabalho, a economia da educação, ao ensino superior, as políticas públicas, as politicas públicas para educação, a economia da cultura, a cultura, a economia criativa e a moda.
  • Rute Henrique da Silva Ferreira, UNILASALLE
    Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e doutorado em Sensoriamento Remoto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Durante o mestrado trabalhou com ensino e aprendizagem de Álgebra Linear, enfatizando as aplicações da disciplina na área de Ciência da Computação, especificamente no processamento de imagens. Seu trabalho de doutorado foi na área de reconhecimento de padrões, onde pesquisou o problema da detecção de mudanças em imagens multitemporais de sensoriamento remoto empregando Support Vector Machines (SVM). Atualmente é professora adjunta em regime integral na UNILASALLE, atuando nas disciplinas de matemática voltadas à área de Inovação e Tecnologia e coordenando o projeto de extensão Olimpíada e Clube de Matemática. Tem experiência em matemática, com ênfase em educação matemática e aplicações da matemática no sensoriamento remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática no ensino superior, educação a distância, processamento de imagens e reconhecimento de padrões.

Downloads

Publicado

2021-11-08

Edição

Seção

X SIDR - Eixo 2 – Atores, Organizações Sociais e Desenvolvimento regional