O PROCESSO DE HIBRIDAÇÃO CULTURAL DO ARTESANATO DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS JÚLIO BORGES (SALTO DO JACUÍ, RS) E LINHA FÃO (ARROIO DO TIGRE, RS)

Autores

  • Jeniffer Hübner Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Eduarda Paz Trindade Universidade Federal em Santa Maria (UFSM)
  • Lucas Moretz-Sohn David Vieira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • José Marcos Froehlich Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Resumo

O artesanato vem sofrendo transformações favorecidas pela globalização e pela interação cultural entre diferentes grupos e culturas. Nesse contexto ocorrem processos de hibridação cultural em que práticas tradicionais são atualizadas e ressignificadas para se adaptarem às demandas do mundo contemporâneo. Assim, buscamos compreender de que modo se manifesta o processo de hibridação cultural na produção do artesanato de duas comunidades quilombolas do território Centro-Serra do Rio Grande do Sul, Júlio Borges (Salto Do Jacuí) e Linha Fão (Arroio Do Tigre). Especificamente, identificar se o artesanato pode ser acionado como uma estratégia em nome do desenvolvimento territorial. Nosso contato com as comunidades se deu através da atuação do Núcleo de Estudos e Extensão em Desenvolvimento Territorial e Territorialidades (NEDET-UFSM) que visa promover ações de inclusão produtiva e gestão social naquele território. Realizamos a pesquisa a partir de observação participante, registros em diário de campo, entrevistas abertas e rodas de conversa durante oficinas de artesanato demandadas pelas comunidades e promovidas pelo NEDET. Ressaltamos a relevância de se aprofundar a reflexão sobre processos de hibridação cultural no RS, trazendo visibilidade a códigos, sociabilidades, saberes e fazeres ainda pouco valorizados, tanto nos meios acadêmicos quanto nos centros de pesquisa e inovação. Na segunda seção nos debruçamos sobre reflexões teóricas acerca do artesanato e dos processos de hibridação cultural. Na terceira seção descrevemos as oficinas realizadas pelo NEDET junto às comunidades. E por fim, as considerações finais sobre o processo de hibridação do artesanato.

Biografia do Autor

  • Jeniffer Hübner, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
    Mestranda em Ciências Sociais no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) e Bacharel em Ciências Sociais, ambos no Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Santa Maria-RS.
  • Eduarda Paz Trindade, Universidade Federal em Santa Maria (UFSM)
    Graduanda em Ciências Sociais no Centro de Ciências Humanas e Sociais, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Santa Maria-RS.
  • Lucas Moretz-Sohn David Vieira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
    Doutorando e mestre em Extensão Rural no Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Santa Maria-RS. Bacharel em Agronomia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), em Campos dos Goytacazes-RJ.
  • José Marcos Froehlich, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
    Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Pós-Doutor em Antropologia Social pela Universidad de Sevilla (Espanha); Doutor em Ciências Sociais pela UFRRJ; Mestre em Sociologia pela UFRGS e Graduação em Agronomia pela UFSM. Professor no Departamento e nos PPGs em Extensão Rural e em Ciências Sociais da UFSM.

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Publicado

2021-11-12

Edição

Seção

X SIDR - Eixo 3 - Ativos territoriais e Desenvolvimento Regional