POLÍTICAS PÚBLICAS INTELIGENTES: USO DE TÉCNICAS DE MACHINE LEARNING PARA A MITIGAÇÃO DA VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO

Autores

  • Christian Carlos Souza Mendes Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Rogério Allon Duenhas Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Resumo

O presente artigo possui como objetivo realizar uma abordagem sobre o uso de técnicas de machine learning para a geração de insights referentes à violência de trânsito no município de Curitiba-PR. Por meio da análise dos dados anonimizados referentes ao ano de 2019, é possível identificar características que permitem a predição de possíveis ocorrências futuras, auxiliando desta forma a tomada de decisões dos gestores públicos. Os resultados ainda limitados, devido ao escopo do artigo, apresentaram possíveis relações com as ocorrências encaminhadas e atendidas no Hospital do Trabalhador. A revisão de literatura realizada contempla artigos vinculados à área de planejamento público, além da área de cidades inteligentes. São disponibilizadas propostas para utilização dos dados gerados, e ao final deste artigo, são apresentados os insights que poderão auxiliar a gestão pública em sua tomada de decisões, provendo políticas públicas inteligentes.

Biografia do Autor

  • Christian Carlos Souza Mendes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
    possui graduação em Tecnologia em Informática - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2004), especialista em Gestao de TI - Universidade Positivo (2005) e mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2008), Doutorando em Planejamento e Governança Pública - UTFPR. Atualmente é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Foi coordenador do departamento de infraestrutura de tecnologia da informação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná entre 2009 a 2013, Colaborador na Coordenação de Tecnologia na Educação entre 2013 a 2015 e Assessor de Tecnologia, Produção e Trabalho entre 2016 a 2017. Atualmente coordenador do Laboratório de Projetos de Tecnologia da Informação - LAPTI, responsável pelo desenvolvimento de projetos com o Governo do Estado do Paraná e empresas privadas. Tem experiência na área de Sistemas da Informação e Teleinformática , atuando principalmente nos seguintes temas: Segurança da informação, Redes de Computadores,  Cloud Computing, Cidades Inteligentes além de Sistemas Informatizados para Apoio a Tomada de Decisões.
  • Rogério Allon Duenhas, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
    Possui graduação em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário Franciscano do Paraná (2000) e mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (2009) e doutorado pela Universidade Federal do Paraná (2013). Visitou a Universidade de Newcastle University (2012 - Doutorado Sanduíche). Foi pesquisador na Federeção das Indústria do estado do Paraná. Trabalha atualmente como professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Experiência na área de Economia com ênfase em Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: financiamento do ensino superior, eficiência, eficácia, educação e desenvolvimento regional.

Downloads

Publicado

2021-11-12

Edição

Seção

X SIDR - Eixo 4 – Instituições e Desenvolvimento Regional