CARACTERÍSTICAS QUE DISTINGUEM E APROXIMAM SISTEMAS DE PRODUÇÃO SUSTENTÁVEIS: A AGROECOLOGIA E A PRODUÇÃO ORGÂNICA

Autores

  • Camila Lais Ramalho Batista Acadêmica do curso de Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul – PR. Membro do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional.
  • Janete Stoffel Doutora em Desenvolvimento Regional, docente na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul-PR: janete.stoffel@uffs.edu.br, orientadora. Membro do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional.

Resumo

O artigo discute as transformações tecnológicas na agricultura e no que diz respeito as suas interações com o meio ambiente, dando ênfase aos surgimentos de agriculturas sustentáveis e os conceitos que sustentam a produção agroecológica e a orgânica. Com o avanço tecnológico da modernização agrícola no campo, os movimentos sociais agrícolas voltados à agricultura sustentável passaram a ganhar espaços antes inexistentes. Dentre as diversas práticas agrícolas que considera os equilíbrios ecológicos naturais está a agroecologia. Para esta reflexão, o trabalho procura analisar quais as características que distinguem e/ou aproximam a agroecologia e o sistema de produção orgânico. Com base em um levantamento bibliográfico desenvolve a contextualização e embasamento do texto. Observa-se que a agroecologia pode servir como base para a produção orgânica, porém, não se pode cometer o equívoco de confundir ambas, pois o conceito de agroecologia a considera como ciência, a qual surge a partir da busca por bases teóricas, enquanto a orgânica é considerada um sistema de produção. A produção orgânica dispõe de maiores debates e políticas públicas, impulsionadas por perspectivas de avanço a nível de mercado. Consequentemente há um risco no aumento da escala de produção orgânica, principalmente se for apenas efetuada a substituição de insumos agroquímicos convencionais por insumos orgânicos, não respeitando os princípios ecológicos defendidos pela agroecologia.

Biografia do Autor

  • Camila Lais Ramalho Batista, Acadêmica do curso de Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul – PR. Membro do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional.
    Acadêmica do Curso de Ciências Econômicas na UFFS campus Laranjeiras do Sul/PR
  • Janete Stoffel, Doutora em Desenvolvimento Regional, docente na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul-PR: janete.stoffel@uffs.edu.br, orientadora. Membro do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional.
    Doutora em Desenvolvimento Regional pela Unisc. Mestre em Desenvolvimento, especialista em Comércio Exterior e Economista, pela Unijui/RS. Docente no Programa de Pós Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável  e no curso de Ciências Econômicas na UFFS.

Downloads

Publicado

2021-11-11

Edição

Seção

X SIDR - Eixo 3 - Ativos territoriais e Desenvolvimento Regional