SEGURANÇA PÚBLICA E GESTÃO SOCIAL: AS DINÂMICAS DO PROGRAMA VIZINHANÇA SOLIDÁRIA (PVS) COMO INSTRUMENTO DE PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE NO POLICIAMENTO COMUNITÁRIO

Autores

  • Taciana Angélica Moraes Ribas Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí
  • Sérgio Luis Allebrandt Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí
  • Roseli Fistarol Kruger Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí
  • Daniel Hinnah

Resumo

Este artigo teve como objetivo conhecer e analisar as práticas do Programa Vizinhança Solidária – PVS, por meio da Gestão Social, como um instrumento de participação da sociedade no monitoramento e gestão do policiamento comunitário. Como fundamentação teórica utilizou-se principalmente o conceito de Gestão Social e temáticas voltadas a participação, segurança pública e policiamento comunitário. Este trabalho insere-se no paradigma da Teoria Crítica, de abordagem qualitativa e natureza explicativa, em que se utilizou a pesquisa de bibliografia sobre as temáticas e análise documental. Com isto constatou-se que o PVS é um importante programa que está ancorado com base em elementos da gestão social e da participação, proporcionando, assim, o exercício e a efetivação da cidadania; e esta participação – da sociedade, corrobora para a melhoria nos índices de segurança pública.

Biografia do Autor

  • Taciana Angélica Moraes Ribas, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí
    Doutoranda em Desenvolvimento Regional pelo PPGDR/UNIJUÍ (Turma 2018) e integrante do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Gestão e Políticas Públicas, Desenvolvimento, Comunicação e Cidadania – GPDeC. Bolsista Prosuc/Capes. Mestre em Desenvolvimento pelo PPGDR/UNIJUÍ (2017). Graduada em Gestão Pública pela UNIJUI (2014).
  • Sérgio Luis Allebrandt, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí
    Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq; Doutor em Desenvolvimento Regional pelo PPGDR/UNISC. Mestre em Administração pela EBAPE/FGV. Professor Titular e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e da Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão Social do PPGDR/UNIJUÍ.
  • Roseli Fistarol Kruger, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí
    Doutoranda em Desenvolvimento Regional pelo PPGDR/UNIJUÍ (Turma 2017) e integrante do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Gestão e Políticas Públicas, Desenvolvimento, Comunicação e Cidadania – GPDeC. Bolsista Prosuc/Capes. Mestre em Desenvolvimento pelo PPGDR/UNIJUÍ (2016). Graduada em Administração pela UNIJUI  (2008).
  • Daniel Hinnah
    Mestre em desenvolvimento regional pelo PPGDR/UNIJUI (2017). Graduado em Administração pela UNIJUÍ (2002). Foi Bolsista Capes (2015-2016). Atuou como professor de Administração no Instituto Federal Farroupilha. Prefeito de Panambi/RS nas gestões 2017-2020 e 2021-2024.

Downloads

Publicado

2021-11-11

Edição

Seção

X SIDR - Eixo 2 – Atores, Organizações Sociais e Desenvolvimento regional