FATORES CONDICIONANTES DOS FLUXOS MIGRATÓRIOS DE HAITIANOS, COLOMBIANOS E CUBANOS PARA O VALE DO TAQUARI-RS-BRASIL, DE 2010 A 2019

Autores

  • Rosmari Terezinha Cazarotto Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Rafaela Danieli Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Fernanda Cristina Wiebusch Sindelar Universidade do Vale do Taquari - Univates

Resumo

Aborda-se neste artigo as variáveis que condicionaram os fluxos migratórios internacionais de haitianos, colombianos e cubanos para o Vale do Taquari, no período de 2010 a 2019. Neste estudo, de caráter exploratório, articulam-se informações de dados quantitativos, obtidos junto a bancos de dados oficiais, seguidas de uma abordagem qualitativa a partir de realização de entrevistas. Observou-se que para os fluxos migratórios das nacionalidades analisadas, as instituições e programas de governo contribuíram para a inserção de imigrantes em rotas migratórias que tiveram como destino cidades do Vale do Taquari, com destaque para Lajeado. Os imigrantes também foram protagonistas, com suas aspirações e as contradições, de seus projetos migratórios.

Biografia do Autor

  • Rosmari Terezinha Cazarotto, Universidade do Vale do Taquari - Univates
    Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Ufrgs. Atualmente é docente e pesquisadora da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Universidade do488Vale do Taquari - Univates
  • Rafaela Danieli, Universidade do Vale do Taquari - Univates
    Cursa Relações Internacionais na Universidade do Vale do Taquari - Univates. Bolsista no projeto de pesquisa "Cidades médias e os fluxos imigratórios internacionais recentes: o exemplo da cidade de Lajeado na Região do Vale do Taquari-RS"
  • Fernanda Cristina Wiebusch Sindelar, Universidade do Vale do Taquari - Univates
    Doutorado em Ambiente e Desenvolvimento pelo Centro Universitário Univates. Atualmente é professora, pesquisadora e coordenadora de cursos da Universidade do Vale do Taquari -Univates.

Downloads

Publicado

2021-11-11

Edição

Seção

X SIDR - Eixo 2 – Atores, Organizações Sociais e Desenvolvimento regional