DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL EM PERSPECTIVA: DIÁLAGO ENTRE DESENVOLVIMENTO, TERRITÓRIO E DESENVOLVIMENTO RURAL EM PAÍSES DA AMÉRICA LATINA

Autores

  • Taciane Lais da Silva Velazquez
  • Virginia Elisabeta Etges UNISC

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar os contextos sócio espaciais e as fundamentações teóricas que originaram as Políticas de Desenvolvimento dos Territórios Rurais no Brasil e no México. Para tanto, a abordagem metodológica utilizada foi o materialismo histórico-dialético, com ênfase na tradição marxista latino-americana. O levantamento de dados foi realizado por meio de dados secundários, em fontes bibliográficas e documentais. Com base nas experiências analisadas e na literatura especializada na temática, pode-se afirmar que alguns elementos e diretrizes são fundamentais para avançar neste processo na América Latina. Um destes elementos é o reconhecimento de que quando tratamos de desenvolvimento, devemos ter presente que este é multidimensional, e não supervalorizar a dimensão econômica, ou seja, reconhecer as múltiplas dimensões (ambiental, social, cultural, econômica, política e institucional) de acordo com a realidade, com a identidade e as prioridades de cada território. Concluiu-se por meio dos resultados do presente trabalho que a diversidade regional deve ser analisada e identificada de acordo com seu contexto histórico e por meio do reconhecimento das dinâmicas multidimensionais resultantes do uso do território pelos sujeitos que ali vivem.

Biografia do Autor

  • Taciane Lais da Silva Velazquez
    Doutora em Desenvolvimento Regional (UNISC), mestre em Extensão Rural (UFSM), especialista em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo (UFSM), graduada em Tenologia em Agropecuária Integrada (UERGS)
  • Virginia Elisabeta Etges, UNISC
    Professora Titular do Departamento de História e Geografia, atua como docente, pesquisadora e orientadora no Curso de Graduação em Geografia e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR, da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Formação em Geografia, possui mestrado em Geografia Humana (1990) - USP/SP, doutorado em Geografia Humana (1997) - USP/SP e Pós-Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Técnica de Berlim.

Downloads

Publicado

2021-11-03

Edição

Seção

X SIDR - Eixo 1 - O Desenvolvimento Regional em perspectiva: Desafios teóricos e metodológicos