CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM DAS CAPACIDADES DE AMARTYA SEN À DISCUSSÃO DA TEMÁTICA DO ENVELHECIMENTO POPULACIONAL

Autores

  • Vanilson Viana Cardoso Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNJUÍ).
  • Alexandra Alf Gallon Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNJUÍ).
  • Airton Adelar Mueller Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNJUÍ).

Resumo

Enquanto parte de pesquisa de mestrado e doutorado, o presente artigo analisa as possíveis contribuições da abordagem das capacidades (capability) de Amartya Sen (2011, 2010) para com a discussão da temática do envelhecimento populacional, com emergentes desafios aos sistemas públicos de saúde. Trata-se de pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, realizada a partir de pesquisa bibliográfica, cujos resultados sugerem a existência de lacunas no plano epistemológico e metodológico face a singularidade e prematuridade do tema. Nesse aspecto, verifica-se que no Brasil as ações de saúde voltadas para a população com 60 anos ou mais tendem a se restringir ao controle e prevenção dos agravos decorrentes de doenças crônicas, não permitindo a interação dos aspectos relacionados à saúde física, mental e funcional, social e socioeconômicos (ZEN et al. (2018). Uma vez que a ausência de capacidades reais das pessoas pode ensejar na privação da liberdade de realizar conversão de um bem em funcionamento (SEN, 2010), tanto em relação à escolha pessoal como das oportunidades disponíveis, mostra-se viável e contribuitivo que o fenômeno do envelhecimento populacional seja discutido à luz das capacidades, devendo ser considerado também, que as oportunidades se diferem de um indivíduo para o outro.

Biografia do Autor

  • Vanilson Viana Cardoso, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNJUÍ).
    Doutorando no Programa de Pós-graduação, Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (PPGDR/UNIJUÍ).
  • Alexandra Alf Gallon, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNJUÍ).
    Mestranda no Programa de Pós-graduação, Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (PPGDR/UNIJUÍ).
  • Airton Adelar Mueller, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNJUÍ).
    Doutor em Sociologia pela Universidade Livre de Berlim, Alemanha. Professor no Programa de Pós-graduação, Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (PPGDR/UNIJUÍ).

Downloads

Publicado

2021-11-03

Edição

Seção

X SIDR - Eixo 1 - O Desenvolvimento Regional em perspectiva: Desafios teóricos e metodológicos