O DESENVOLVIMENTO REGIONAL SOB O OLHAR DE LEONARDO GUIMARÃES NETO E TÂNIA BACELAR DE ARAÚJO

Autores

  • Bruna de Oliveira Schweder Universidade Regional de Blumenau-FURB
  • Gabriela Schmidt Universidade Regional de Blumenau-FURB

Resumo

O propósito que se tem com este artigo é o de discutir o desenvolvimento regional no Brasil a partir da visão dos economistas Leonardo Guimarães Neto e Tânia Bacelar de Araújo, por meio da revisão de algumas de suas pesquisas e entrevistas. Os pesquisadores possuem alguns encontros em suas trajetórias. Nordestinos, ambos tiveram uma passagem marcante pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) e contribuíram fortemente para a questão regional no Brasil, sobretudo, para a região Nordeste. Ainda que possuam uma leitura que traz inquietações acerca dos rumos do Brasil em relação às desigualdades regionais, Tânia Bacelar e Guimarães Neto continuam esperançosos e confiantes em um projeto de Brasil menos fragmentado e mais igualitário.

Biografia do Autor

  • Bruna de Oliveira Schweder, Universidade Regional de Blumenau-FURB
    Graduada em Ciências Econômicas; Especialista em Finanças e Mercado de Capitais. Mestranda em Desenvolvimento Regional pelo Centro de Ciências Humanas e da Comunicação e do Depto. de Ciências Sociais e Filosofia da  FURB.  Área do conhecimento: planejamento urbano.
  • Gabriela Schmidt, Universidade Regional de Blumenau-FURB

    Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Regional de Blumenau  - FURB (2018). Mestranda em Desenvolvimento Regional pelo Centro de Ciências Humanas e da Comunicação e do Depto. de Ciências Sociais e Filosofia da  FURB.  Área do conhecimento: planejamento urbano

Downloads

Publicado

2021-11-03

Edição

Seção

X SIDR - Eixo 1 - O Desenvolvimento Regional em perspectiva: Desafios teóricos e metodológicos