DO CONTEXTO SÓCIO-ESPACIAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ARAGUATINS/TOCANTINS À QUESTÃO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Autores

  • ENEILA DE CASSIA MAIA FERREIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE DO TOCANTINS (UFNT)
  • João de Deus Leite UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE DO TOCANTINS (UFNT)

Resumo

Neste artigo, tematizamos a perspectiva de que o desenvolvimento regional e sua promoção, em suas variadas escalas, exige-se uma abordagem do espaço como construção. Inscritos, nessa perspectiva, enfocamos as especificidades da formação do espaço em Araguatins/Tocantins, um dos municípios que integra a região denominada de Bico do Papagaio, tendo como chave de leitura que o contexto sócio-espacial das escolas públicas de Araguatins deixa entrever a relação material e imaterial, sempre contraditória, entre ruralidades e urbanidades nesse município. Na esteira das teorizações de Lefèbvre (2019), em articulação com outros teóricos, estamos interessados no modo como diferentes atores sociais integram a produção desse espaço a partir de nuanças específicas e dependentes: espaço concebido, percebido e vivido. Nesse caso, não perdemos de vista o lugar que a escola assume aí na condição de equipamento urbano-rural, acentuando, por exemplo, as potencialidades e os desafios para o desenvolvimento regional. Para levarmos a bom termo o propósito deste artigo, produzimos mapas temáticos sobre a localização das escolas públicas de Araguatins, subdividindo-as em: zona rural e zona urbana. No jogo entre as categorias de espaço lefebvriana, as análises foram produzidas abordando as contradições aí passíveis de serem materializadas, tendo como ponto de aplicação o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), notadamente a dimensão “educação”. O método histórico possibilitou-nos mobilizar dados oficiais, de modo problematizar o lugar da escola como equipamento urbano-rural. As análises mostram que esse equipamento faz trabalhar sistemas produtivos para o desenvolvimento regional de Araguatins/TO, produzindo outras ruralidades e outras urbanidades em torno das escolas.

Palavras-chave: Desenvolvimento Regional. Território. Indicadores. Educação.

Biografia do Autor

  • ENEILA DE CASSIA MAIA FERREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE DO TOCANTINS (UFNT)

    Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDIRE) pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Araguaína, Tocantins, Brasil

  • João de Deus Leite, UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE DO TOCANTINS (UFNT)

    Professor Doutor da Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT, Araguaína, Tocantins, Brasil


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Publicado

2021-11-16

Edição

Seção

X SIDR - Eixo 4 – Instituições e Desenvolvimento Regional