PERCEPÇÕES SOBRE AS COMPETÊNCIAS ADQUIRIDAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NÍVEL TÉCNICO

Autores

  • Marcos Antonio de Oliveira Universidade de Taubaté - UNITAU Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ
  • Elvira Aparecida Simões de Araujo Universidade de Taubaté - UNITAU

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a contribuição da educação profissional na formação de competências para o trabalho, bem como as percepções dos alunos quanto às competências adquiridas pela Educação Profissional, por meio de estudos realizados nas instituições de ensino profissionalizantes de nível técnico no município de Volta Redonda, Estado do Rio de Janeiro. O método constitui-se de estudo de caso, por meio de pesquisa qualitativa e quantitativa de cunho exploratório. Os instrumentos utilizados foram questionários para 148 alunos. O estudo possibilitou dentre outros aspectos ligados ao seu objetivo, a concepção de educação, o papel da educação na contribuição de troca de experiências e a importância do caráter pedagógico de aprendizagem, ressaltando a importância do professor, assim como também o conceito e contradições acerca do termo competência. Os resultados apontam para o modelo de educação mais voltado para o desenvolvimento de competências sociais, o que demonstra deficiência no desenvolvimento da competência profissional, deixando então de formar o indivíduo como um todo, contrapondo à sua formação técnica, consequentemente o desempenho no exercício profissional. Sugere-se com este estudo o desenvolvimento de pesquisas constantes de mercado de trabalho para oferta de cursos, formação continuada dos profissionais de ensino, de melhorias, tanto de cunho pedagógico, estrutural quanto de formação técnica dos alunos.

Biografia do Autor

  • Marcos Antonio de Oliveira, Universidade de Taubaté - UNITAU Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ
    Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté e Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).
  • Elvira Aparecida Simões de Araujo, Universidade de Taubaté - UNITAU

    Professora Psicóloga, Doutora em Educação pela Unviersidade Estadual de Campinas, Mestrado em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2021-11-11

Edição

Seção

X SIDR - Eixo 2 – Atores, Organizações Sociais e Desenvolvimento regional