NOTAS SOBRE A POPULAÇÃO E O NÍVEL DE EMPREGO NO BRASIL

Autores

  • Osmar Faustino de Oliveira UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)
  • Jandir Ferrera de Lima UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)
  • Ricardo Rippel UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)

Resumo

Esse artigo analisa os padrões de concentração da população e do emprego nos municípios do Brasil. A metodologia utilizada foi a análise espacial com foco na visualização dos chamados efeitos de “contágio” por proximidade espacial de diversas variáveis socioeconômicas. Essa preocupação tem crescido pelo entendimento que ao observar o comportamento de determinada variável, de forma local, não se deve desprezar seu comportamento em sua região imediata. Os resultados apontaram as conformações de clusters de emprego formal e população nos anos de 2011 e 2019. Também se percebeu ampla divergência regional no Brasil em relação a concentração da população e padrões de nível de emprego, com características de persistentes a longo prazo.

 

Palavras-chave: Análise Regional. Desenvolvimento Econômico. População. Emprego. Economia Brasileira.

Biografia do Autor

  • Osmar Faustino de Oliveira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)
    Doutorado em andamento em Desenvolvimento Regional e Agronegócio na (UNIOESTE), Mestre em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (2019). Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN (2022). Especialista em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Especial pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI (2021). Especialista em Gestão em Finanças Empresariais - FAEL (2020). Especialista em Projetos Sociais e Políticas Públicas pela Faculdade de Ciências Humanas Esuda - FCHE (2018). Especialista em Mercado de Capitais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017). Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Economista registrado no Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Norte (CORECON/RN). Foi pesquisador do Observatório das Metrópoles (Núcleo Recife) durante o período do mestrado (2017 a 2019). Foi pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade - GEPETIS (2013 a 2015). Como também, foi bolsista de extensão no Laboratório de Estudos Rurais (LabRural) do Departamento de Políticas Públicas da UFRN (2015). Foi colaborador do projeto:Trabalho Decente nos Sistemas agroalimentares: as relações de trabalho e aspectos tecno-econômicos da produção de melão no Polo Açú-Mossoró-RN (2016). Foi estagiário na empresa Banco do Brasil S/A. Atuando na área administrativa e financeira desta empresa (2013 a 2015). Foi aluno especial do Programa de Pós-graduação em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR) da UFRN (2016). Exerceu a função de professor de Sociologia na Escola Estadual Professora Maria Ocila Bezerril durante o ano letivo (2016 a 2017). Exerceu a função de Secretário Adjunto da Agricultura no município de Pedro Velho/RN (2020). Atualmente é pesquisador do Observatório das Metrópoles (Núcleo Natal). Em que atua no projeto: TR Economia Metropolitana e Desenvolvimento Regional: Mudanças da base produtiva e mercado de trabalho. Atualmente é Revisor de periódico da Revista Agenda Política e do periódico Guaju ? Revista Brasileira de Desenvolvimento Territorial Sustentável. Sócio da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER).
  • Jandir Ferrera de Lima, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)
    Jandir Ferrera de Lima, natural de Palmeira das Missões (RS), é doutor em Desenvolvimento Regional (Ph.D.) pela Universidade do Québec(UQAC)/Canadá. Mestre em Economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). Professor dos Programas de Pós Graduação em Economia e Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Pesquisador do Núcleo de Desenvolvimento Regional e do Grupo de Pesquisas em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da UNIOESTE. Membro do Conselho Internacional do Centro de Pesquisas sobre o Desenvolvimento Territorial (CRDT) do Canadá. Membro da Rede Iberoamericana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança (REDETEG). Foi pesquisador visitante na Bolívia, Canada, Paraguai, Venezuela e Romênia. Dentre os prêmios recebidos se destacam: prêmio de excelência do departamento de Ciências Humanas da Universidade do Québec (Canadá), Economista Acadêmico do Ano (2015), Prêmio de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Paraná (2017), Prêmio Brasil de Economia (2018), Prêmios Paraná de Economia e BRDE de Desenvolvimento. Docente Honorifico (2017) da UNITEPC - Bolívia e membro do Circulo de Pesquisadores da UNICAN - Paraguai. Pesquisa na área de desenvolvimento regional e humano, com ênfase em economia dos territórios e desigualdades socioeconômicas. Autor de textos e livros publicados no Brasil e no exterior.
  • Ricardo Rippel, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)
    Graduado em Economia pela UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1985), Especialista em Teoria Econômica pela UFPR - Universidade Federal do Paraná (1989), Mestre em Desenvolvimento Econômico também pela UFPR (1995), Doutor em Demografia pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (2005), e Pós Doutor em Demografia pela UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (2014). É professor e pesquisador da Unioeste desde Janeiro de 1986, onde exerce suas atividades de docência e de pesquisa junto ao Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio e na graduação em Ciências Econômicas. Nesta mesma universidade já exerceu as funções de Diretor do CCSA - Centro de Ciências Sociais Aplicadas do Campus de Toledo (uma gestão), Coordenador Local do PIBIC Unioeste/Cnpq/FA (duas gestões), Coordenador da Graduação em Ciências econômicas do Campus de Toledo (quatro Gestões), Chefe do Departamento de Economia (uma gestão). Foi professor visitante da Escuela Venezolana de Planificacion; foi coordenador (duas gestões) e vice-coordenador (uma gestão) do GT Migração da Abep - Associação Brasileira de Estudos Populacionais. Atualmente é o Líder do Grupo de Pesquisa em Agronegócio e Desenvolvimento Regional (GEPEC) da Unioeste. Suas pesquisas ocorrem nas áreas de Migração, Mobilidade demográfica espacial, Desenvolvimento Econômico, Demografia - Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas; Planejamento - Desenvolvimento e Demografia: atuando principalmente nos temas de: migração, mobilidade espacial demográfica, história econômica, desenvolvimento econômico, desenvolvimento regional, dinâmica demográfica e desenvolvimento, migração e mobilidade demográfica em novas fronteiras. Possui diversos artigos publicados em revistas científicas ranqueadas no Qualis CAPES e outros indexadores, igualmente possui vários artigos apresentados em eventos nacionais e internacionais, bem como vários trabalhos completos publicados em anais destes eventos, bem como possui outros tipos de apresentações em simpósios, congressos e encontros cientiíficos de sua área de atuação..

Downloads

Publicado

2024-01-09

Edição

Seção

GT1 - Desenvolvimento regional, planejamento, governança, controle social e gestão do território