Economia Ambiental, Ecodesenvolvimento ou Ecossocialismo? Debates emergentes para o campo do Desenvolvimento Regional

Autores

Resumo

Este trabalho discorre sobre três propostas metodológicas ligadas aos campos do Desenvolvimento Regional e do Meio Ambiente, considerando questões teóricas, práticas e ideológicas ligadas ao debate macrossocial. Analisa-se os principais conceitos ligados à Economia Ambiental e ao Ecodesenvolvimento, destacando as convergências e contradições entre as duas teorias, segundo uma perspectiva crítica das ciências sociais. As referências bibliográficas deste trabalho visam confrontar categorias do debate sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente, a partir de autores clássicos e contemporâneos. A partir da sistematização dos conceitos, constatou-se que as diferenças entre a Economia Ambiental e o Ecodesenvolvimento impossibilitam a convergência de ambos os projetos em um mesmo território. Ressalta-se que a perspectiva Ambiental é contraditória e marcada por disputas de concepção de mundo, sobretudo no campo da economia política, criando espaço para teorizações a respeito do Ecossocialismo ou outras propostas societárias. Conclui-se que o campo do Desenvolvimento Regional possibilita a identificação do território em sua totalidade, contudo carece de uma teoria sobre o meio ambiente, resultando na fragmentação da produção científica sobre o tema.  

Biografia do Autor

  • Carlos Stavizki Junior, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Resigional (Mestrado e Doutorado) - PPGDR
    Assistente Social. Mestre em Desenvolvimento Regional e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR/UNISC (2021- atual). Especialista em Atenção de Urgências e Emergências, realizado no Programa de Pós-graduação em Residência Multiprofissional em Saúde - APESC/ Hospital Santa Cruz (2017- 2019); Bacharel em Serviço Social pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2017); Bacharel em Teologia pelo Centro de Ensino Superior de Maringá - CESUMAR (2013); Membro do Comitê Municipal de Prevenção ao Suicídio de Santa Cruz do Sul - CMPS (desde 2017).
  • Silvio Cezar Arend, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
    Economista, Mestre em Economia Rural e Doutor em Economia; Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional; Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Downloads

Publicado

2024-01-09