TURISMO RURAL E GASTRONÔMICO: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA E SEU DIÁLOGO COM A SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Sendi Laurer Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Dionéia Dalcin Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Carlos Eduardo Ruschel Anes Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

O turismo rural e gastronômico impulsiona o desenvolvimento das comunidades e serve como fonte de renda complementar aos empreendimentos rurais – ao mesmo tempo, a sustentabilidade é essencial ao desenvolvimento turístico eficaz. À vista disso, o presente artigo objetivou investigar bibliometricamente os temas turismo rural e gastronomia em artigos científicos, com especial interesse ao emprego de ideias de sustentabilidade. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e bibliográfica, efetuada por meio da realização de um levantamento bibliométrico nas bases de dados da SciELO e da Anptur, compreendendo o período de 2010 a 2019. 61 artigos foram analisados através da abordagem quantitativa: 55 artigos da base Anptur e 6 artigos da base SciELO. Deste montante, 28 artigos, o que corresponde ao percentual de 46%, dialogam com assuntos de sustentabilidade nos âmbitos ambiental, econômico e social. Pode-se concluir que o turismo rural e o gastronômico, em conjunto, englobam conceitos de sustentabilidade e de desenvolvimento regional, através da proteção ambiental, o que geraria crescimento econômico e desenvolvimento social, elementos presentes nos artigos científicos analisados.

Biografia do Autor

  • Sendi Laurer, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Mestreno Programa de Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas (UFFS). Graduada em Administração pelo Instituto Federal Farroupilha (IFFAR).

  • Dionéia Dalcin, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
    Docente do Departamento em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Palmeira das Missões, e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas (UFFS). Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • Carlos Eduardo Ruschel Anes, Universidade Federal da Fronteira Sul
    Docente do Curso de Administração – Bacharelado, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo/RS e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas. Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Desenvolvimento Regional (UNISC).

Downloads

Publicado

2024-01-09