EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA BUSCA DE UMA SOCIEDADE QUE POSSIBILITE A PRESERVAÇÃO

Autores

Resumo

 O presente artigo tem por objetivo apresentar considerações capazes de construir atitudes de preservação e conscientização ambiental diante dos desafios e oportunidades proporcionados pela educação na busca de uma sociedade que desenvolva a preservação ambiental. Para dar conta dos desafios enfrentados pela sociedade nas questões ambientais foi mostrado no estudo parcerias necessárias para uma educação ambiental que favoreça mudança de hábitos, assumindo novas atitudes que levem à diminuição da degradação ambiental e promovam a conservação e melhoria da qualidade de vida, buscando o equilíbrio entre homem e natureza, e por fim falar do meio ambiente e os desafios que a sociedade enfrenta para conter as crises ambientais na construção de atitudes de preservação da natureza e formação de indivíduos responsáveis. Este estudo traz contribuições às discussões atuais que já vêm sendo realizadas sobre o meio ambiente e a educação ambiental, através de uma pesquisa do tipo exploratória, com abordagem qualitativa, sendo procedimentos e investigação de natureza bibliográfica e documental, através de artigos e livros encontrados em sites e biblioteca. Assim, a pesquisa mostra que para salvar o meio ambiente diante de tantos desafios e crises ambientais é necessário muita pesquisa e dedicação, mas acima de tudo construção de atitudes de preservação e conscientização para aplicação na vida em sociedade. Então, parafraseando Paulo Freire, sejamos lembrados como alguém que amou o mundo, as pessoas, os bichos, as árvores, a terra e a vida.

Biografia do Autor

  • Márcia Viana Lorenz, Secretaria Educação de Esteio
    Possui graduação em Pedagogia de supervisão Escolar pela Universidade Luterana do Brasil(2006). Atualmente é Professora da EMEI Vivendo a Infância. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional.
  • Judite Sanson de Bem, Universidade La Salle
    Possui Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), Doutorado em História Ibéro- Americana pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). Pós-doutorado em Geografia da UFRGS no Projeto: Direito à cidade, financeirização e transformações no regime urbano na metrópole de Porto Alegre/RS. Professora do Mestrado Profissional e Doutorado Acadêmico em Memória Social e Bens Culturais da UNILASALLE e do Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais na Universidade LaSalle. Possui experiência em Economia, com ênfase no Crescimento, Economia da Cultura, Economia do Trabalho, Planejamento Regional, Economia Ambiental, Economia Regional e Urbana. Responsável pelo estudo e desenvolvimento da análise econômica da COREDE Sinos-RS. Trabalha principalmente nos seguintes temas: Economia da Cultura, Indústrias Criativas, Desenvolvimento Regional e Urbano, Economia do Trabalho, Economia do Meio Ambiente.Participa, como pesquisadora, do Núcleo Porto Alegre do Observatório das Metrópoles (INCT/CNPq).

Downloads

Publicado

2024-03-08