A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Autores

Resumo

O artigo tem como objetivo investigar a importância do planejamento e as possíveis contribuições dos Planos Municipais de Educação para o Desenvolvimento dos municípios integrantes da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense (AMPLANORTE). Para consecução do objetivo utilizou-se dos princípios da pesquisa bibliográfica e de campo, com a participação de 31 pesquisados. A partir da delimitação e do enfoque proposto, esse estudo se mostrou relevante, tendo em visto a carência de discussões envolvendo a região pesquisada. Os dados coletados na investigação apontaram que os Planos Municipais de Educação se constituem em documentos norteadores para a execução das políticas públicas educacionais e que há fatores que podem interferir para o cumprimento das metas e estratégias previstas. Constatou-se ainda a relação entre educação e desenvolvimento regional, bem como a sua articulação aos Planos de Educação, apontando contribuições e impactos positivos relacionados a melhoria da qualidade da Educação.

Biografia do Autor

  • Argos Gumbowsky, Universidade do Contestado, Canoinhas, Santa Catarina, Brasil.

    Licenciado em Pedagogia pela Fundação das Escola do Planalto Norte Catarinense (FUNPLOC). Especialista em Metodologia do Ensino pela Universidade Federal do Paraná (UFPr). Mestre em Educação: Ensino Superior, pela Universidade Regional de Blumenau (Furb). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na linha de pesquisa Universidade: teoria e prática. Atuação profissional: Professor efetivo do quadro do magistério público estadual na EEB Santa Cruz. No ensino superior é docente credenciado pela Universidade do Contestado (UNC) como docente nos cursos de graduação. Na UNC ocupou cargos de coordenador de Curso de Graduação, do programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional, Direção Acadêmica do Campus Universitário de Canoinhas até o ano de 2010. Coordena o curso de licenciatura em Educação Especial modalidades presenciais e a distância; e licenciatura em Pedagogia, modalidade a distância. Integrante do corpo docente do Programa de Mestrado/Doutorado em Desenvolvimento Regional como responsável pelas disciplinas ‘Universidade e Desenvolvimento Regional’; ‘ Educação e Desenvolvimento Regional’ e ´Seminários de Projetos de Dissertação’. Líder do grupo de pesquisa ‘Educação, Política e Sociedade’ dedicando-se a pesquisas nas seguintes linhas: Educação básica e profissional no Brasil; Educação e desenvolvimento regional; Formação de Educadores; Políticas Educacionais no Brasil e Desenvolvimento Local/Regional; Universidade e desenvolvimento local/regional; Universidade: história, políticas e avaliação. Integra o banco de avaliadores do MEC/INEP e do CEE/SC. Participou como delegado da CONAE nas esferas municipal, estadual e federal nas edições de 2014, 2018 e 2022. Integra: a) Comissão Estadual para Monitoramento e Avaliação do Plano Estadual de Educação - Cemapesc para o decênio 2015 – 2024; b) o Fórum de Acompanhamento do Plano Municipal de Educação de Canoinhas; c) o Conselho Municipal de Educação de Canoinhas, sendo seu Presidente. d) a Diretoria União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação de Santa Catarina. Organizador do Seminário sobre Educação e Desenvolvimento Regional (Regional, Nacional e Internacional) desde o ano de 2016.

  • Elfi Irene Noernberg, Secretaria Municipal de Educação, Canoinhas, Santa Catarina, Brasil.
    Possui graduação Pedagogia com habilitação em Supervisão Escolar pela Universidade do Contestado Canoinhas (1995); complementação em Educação Infantil e Anos Iniciais pela Universidade do Contestado de Mafra (1999). Possui especialização em Educação Infantil e Anos Iniciais UNC (Canoinhas-2000); Supervisão Escolar (FIJ - 2004); Gestão Escolar (Tupy - 2008) e Coordenação Pedagógica (UFSC -2015). É Mestra pelo Programa de Desenvolvimento Regional na Universidade do Contestado Canoinhas, ano de 2022. Atuou como docente da Educação Básica durante o período de 1990 a 2001 e de 2003 a 2008. Atuou como docente, com vínculo de bolsista no curso de Pedagogia da UNC Canoinhas, no período de março de 2017 a março de 2019, atuando com a disciplina de Estágio Supervisionado. É efetiva na Secretaria Municipal de Educação de Canoinhas como Supervisora Escolar desde fevereiro de 2002 até a presente data. Atualmente é Diretora de Anos Finais da Secretaria Municipal de Educação de Canoinhas e atua como docente no Curso de Licenciatura de Física e Educação Especial na disciplina de Alfabetização e Domínio Pedagógico

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Publicado

2024-01-09