PRESTAÇÃO DE CONTAS, TRANSPARÊNCIA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL: UM ESTUDO DAS MÍDIAS SOCIAIS DE DUAS PREFEITURAS

Autores

  • Jéssica Pies Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Dionéia Dalcin Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Carlos Eduardo Ruschel Anes Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Ari Sothe Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Resumo

Com a evolução e avanço das tecnologias de informação, várias possibilidades de interação e comunicação entre Estado-sociedade foram criadas. Assim, objetivou-se analisar se as mídias sociais das Prefeituras Municipais de Santo Ângelo e de Mato Queimado qualificam a prestação de contas, a transparência e a participação social. Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa documental, com abordagem descritiva qualitativa. A pesquisa foi realizada entre novembro de 2021 e janeiro de 2022, nas redes sociais oficiais das prefeituras municipais de Mato Queimado e de Santo Ângelo: respectivamente, a menor e a maior cidade integrante do COREDE Missões. Identificou-se que as prefeituras utilizam duas redes sociais, a saber, o Facebook e o Instagram e que, em conjunto, somam, aproximadamente, 26.156 seguidores. Em tais plataformas, há uma média de pouco mais de 1.704 interações, nas quais são publicadas mídias sociais, como imagens, textos informativos e vídeos. Notou-se que a participação social promovida pelas redes foi elevada, vista a disponibilidade de compartilhamento de informação de forma compreensível. A comparação realizada entre as prefeituras mostrou que o tamanho populacional pode interferir na participação social e que a resposta das prefeituras para o cidadão inexiste. Por fim, conclui-se que existe uma iniciativa e uma tendência do uso das redes sociais pelas prefeituras, que tem como intuito a promoção da transparência, a prestação de contas e a participação social – entretanto, ainda há a necessidade de melhorias pontuais, como o uso especializado de mídias sociais como imagens e vídeos e a resposta frequente às interações dos seguidores.

Biografia do Autor

  • Jéssica Pies, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
    Graduada em Administração pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
  • Dionéia Dalcin, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
    Docente do Departamento em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Palmeira das Missões, e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas (UFFS). Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • Carlos Eduardo Ruschel Anes, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
    Docente do Curso de Administração – Bacharelado, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo/RS e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas. Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Desenvolvimento Regional (UNISC).
  • Ari Sothe, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

    Docente do Curso de Administração – Bacharelado, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo/RS. Mestre em Ciências Contábeis e Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Downloads

Publicado

2024-01-09