TRANSFORMANDO A REALIDADE RURAL: O PAPEL DO COOPERATIVISMO DE CRÉDITO NA INCLUSÃO SOCIAL E FINANCEIRA E DE ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA

Autores

Resumo

Os assentamentos de reforma agrária são compostos por famílias que buscam obter seu sustento através da agricultura. No entanto, muitas dessas famílias enfrentam dificuldades sociais e financeiras. É nesse contexto que este estudo busca compreender o papel das cooperativas de crédito na redução da discriminação e no acesso ao crédito para as famílias assentadas no município de Júlio de Castilhos, no Rio Grande do Sul. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa exploratória descritiva, utilizando uma abordagem qualitativa para compreender a perspectiva das famílias assentadas em relação ao seu relacionamento com as cooperativas de crédito e os bancos. Os dados foram coletados em 2023 por meio de 26 entrevistas semiestruturadas e analisados utilizando a análise de conteúdo com a análise temática. Os resultados foram divididos em duas categorias: o cooperativismo como agente social na redução da discriminação e no acesso ao crédito. Na categoria "o cooperativismo como agente social na redução da discriminação", são apresentadas discussões sobre o acesso igualitário ao crédito agrícola, a participação e governança democrática, a educação e capacitação financeira, bem como, o apoio e acompanhamento técnico. Já na categoria "o cooperativismo como agente social no acesso ao crédito", são discutidas a redução da burocracia nas atividades financeiras, a existência de juros e prazos personalizados e o entendimento dos associados em relação ao compartilhamento de riscos. O estudo é composto por relatos e discussões, e as principais conclusões apontam para uma forte presença das cooperativas de crédito como uma plataforma para a promoção da justiça social e como agente de fomento ao desenvolvimento das famílias assentadas.

Biografia do Autor

  • Ricardo Alberti, Universidade Federal de Santa Maria
    Doutorando em Extensão Rural (PPGExR/UFSM) e Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestre em Administração, na linha de comportamento organizacional (PPGA/UFSM, 2019). Graduado em Administração (CESNORS/UFSM, 2015). Tenho experiência em Administração, com ênfase em gestão de pessoas, comportamento organizacional, educação organizacional e metodologias ativas na educação. Atualmente eu participo dos projetos de pesquisa: Governança de cadeias produtivas - arranjos institucionais e organizacionais para mercados eficientes e inclusivos e Descomplicando a escrita científica.
  • Janaína Balk Brandão, Universidade Federal de Santa Maria
    Engenheira Agrônoma, Mestre e Doutora em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (2022; 2005; 2011). Possui graduação em Formação de Docentes para Educação Profissional pela Universidade Federal de Santa Maria (2011) e Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria (Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural). Professor Visitante Universidade de Oviedo/Espanha (PVE-US-CapesPrint) 2021-2022. Pós-doutorado pela Universidade de Oviedo/Espanha. Coordenador do Curso de Agronomia da UFSM (2022-2024). Fui Coordenador do Programa de Pós Graduação em Extensão Rural (2021). Pertence ao Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Agroalimentar Georreferenciada (GIPAG). Editor Associado da Revista Ciência Rural. Membro do Conselho da Sociedade Econômica Brasileira, Administração Rural e Sociologia (2019-2021 e 2021-2023). Coordenador do Convênio de Cooperação Internacional da UFSM e da University of Florida/Estados Unidos. Fez Missão Internacional na University of Florida em 2023, Capes prInt.
  • Vitor Kochhann Reisdorfer, Universidade Federal de Santa Maria
    Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1994), graduação em Administração pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2008), Especialização pela Faculdade de Administração Três de Maio -SETREM (2006), Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2000) e Doctorado en Administración - Universidad Nacional de Misiones- UNaM (2008), Titulo Reconhecido no Brasil em Universidade Federal, como Doutor em Administração. Trabalhou na Coopatrigo, Cooperativa Triticola Regional São Luizense Ltda, durante 13 anos. Ex conselheiro de Administração do Sicredi Missões, por dois mandatos. Foi Coordenador do Curso Técnico em Contabilidade do Politécnico por 7 anos. Atualmente é Professor Associado da UFSM. Atua no Curso Superior em Gestão de Cooperativas e no Curso Técnico em Contabilidade do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM. Editor chefe da Revista de Gestão e Organizações Cooperativas-RGC; Membro da Comissão permanente de Pesquisa; Coordenador de projetos de ensino e extensão na UFSM.

Downloads

Publicado

2024-01-09