A CONFIGURAÇÃO DO CIRCUITO INFERIOR DA ECONOMIA URBANA NOS DIAS DE VISITA NO COMPLEXO PRISIONAL DE CHARQUEADAS-RS

Autores

Resumo

Originalmente, na transição dos séculos XVIII e XIX, as prisões se localizavam nas áreas centrais das maiores cidades. Já na passagem dos séculos XX para o XXI, novas possibilidades levam sua localização para áreas mais remotas, principalmente nos pequenos municípios de áreas interioranas. O município de Charqueadas emancipou-se de São Jerônimo no ano de 1982. Antes da emancipação o município já possuía dois estabelecimentos prisionais, porém foi após a mesma que começou o processo que deu origem ao que é hoje um complexo prisional, sendo que o município possui sete estabelecimentos prisionais. Com a construção do complexo prisional passou a haver um movimento pendular de familiares e vendedores ambulantes nos dias de visita, principalmente nos finais de semana, os quais se tornam consumidores no comércio local, estimulando o aumento das vendas dos fornecedores de produtos e serviços, diretos, e terceirizados, necessários para o funcionamento das penitenciárias. A construção de penitenciárias modifica profundamente a estrutura demográfica e econômica dos municípios pequenos. Os presos   confinados passam a ser somados à população local, o que modifica o repasse de recursos obrigatórios, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O processo de interiorização de unidades prisionais, ao serem instalados em pequenos municípios, estimulam processos de urbanização e modernização territorial que podem levar ao aprofundamento das desigualdades espaciais e à consolidação de diferentes circuitos da economia urbana, notadamente o circuito superior e o circuito inferior.

 

Palavras-chave: Complexo Prisional. Charqueadas-RS. Dia de Visita. Circuitos da Economia Urbana.

Biografia do Autor

  • Givago Martin de Souza, UNISC
    Graduação em Administração pela Universidade Luterana do Brasil (2010). MBA em Marketing Estratégico (UNISC, 2013) Universidade de Santa Cruz do Sul. Pós-graduação em Administração Pública pela Faculdade Dom Alberto (2022). Cursando Mestrado em Desenvolvimento Regional - UNISC. Diretor da Corcel - Comércio de Arroz. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em compra e venda. Agente Penitenciário / SUSEPE - RS desde 2018, primeiramente lotado na Penitenciária Estadual de Canoas IV e desde outubro de 2019 até o momento lotado na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas - PASC onde atualmente exerce a função de Inspetor.
  • Virginia Elisabeta Etges, UNISC
    Com formação em Geografia, possui mestrado em Geografia Humana (1990) - USP/SP, doutorado em Geografia Humana (1997) - USP/SP e Pós-Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Técnica de Berlim. Professora Titular do Departamento de Ciências, Humanidades e Educação, atua como docente, pesquisadora e orientadora no Curso de Graduação em Geografia e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR, da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Foi coordenadora do PPGDR durante os períodos de 1998 a 2003 e 2010 a 2015. Integrou a Comissão de Avaliação da Área PUR/De da CAPES no triênio 2007-2009. Integra o Grupo de Pesquisa em Geografia Agrária - USP (CNPq), e Lidera o Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional - UNISC (CNPq). É Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Suas atividades de pesquisa estão voltadas a temas de desenvolvimento regional, território, sustentabilidade, agricultura familiar, agroecologia e turismo rural.

Downloads

Publicado

2024-01-09

Edição

Seção

GT1 - Desenvolvimento regional, planejamento, governança, controle social e gestão do território