CIDADES INTELIGENTES: IDENTIFICANDO AS DIMENSÕES E OS ELEMENTOS DOS SISTEMAS URBANOS

Autores

Resumo

As cidades inteligentes são um fenômeno novo e complexo que se desenvolve ancorado na tecnologia, nas organizações, na sociedade civil e no governo, que interagem e inovam para criar um ecossistema urbano sustentável, resiliente e economicamente próspero. Para que isso aconteça, várias dimensões urbanas e partes interessadas precisam cooperar. Apesar da inegável amplitude e complexidade do conceito, pouco se sabe sobre as dimensões e elementos centrais que tornam as cidades mais inteligentes. Com este problema em mente, este estudo tem como objetivo identificar as dimensões e os elementos que dão forma às cidades inteligentes. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática da literatura apoiada pelo protocolo PRISMA-P. Os resultados mostram sete dimensões compostas por diferentes elementos que, ao interagirem, tornam-se facilitadores transformacionais dos espaços urbanos. Para que uma cidade seja inteligente, estas dimensões precisam atuar em uma rede retroalimentada, capaz de aumentar a qualidade de vida dos cidadãos, a resiliência urbana e o desenvolvimento sustentável. Esta pesquisa é um pequeno passo que visa ampliar as discussões sobre o tema e nortear estudos futuros relacionados às dimensões urbanas e as dinâmicas territoriais para o desenvolvimento de cidades inteligentes.

Biografia do Autor

  • Michele Kremer Sott, Escola de Gestão e Negócios, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), apoiada pelo Programa de Excelência Acadêmica (PROEX - CAPES), na linha de pesquisa de Competitividade e Relações Interorganizacionais, atuando junto ao Grupo de Pesquisa em Ecossistemas de Inovação (EcoHubI) e ao Núcleo de Estudos em Digitalização, Inovação e Competitividade (NEDIC). É mestre em Sistemas e Processos Industriais (Engenharias III) pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC, 2021) e mestre em Engenharia de Software pela Universidad del Quindío (2022). Durante o ano de 2020 atuou como pesquisadora junto ao grupo de pesquisa em sistemas de informação e controle industrial (SINFOCI) da faculdade de engenharia da Universidad del Quindío, Colômbia. Possui MBE em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER, 2019), MBA em Gestão Empresarial pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2018), e graduação em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2016). Possui experiência em gestão e implementação de tecnologias da informação e comunicação (TICs). Atua como revisora de periódicos nacionais e internacionais, e é autora de mais de 15 artigos publicados em periódicos internacionais revisados por pares, e mais de 30 artigos publicados em congressos, conferências e livros nacionais e internacionais. Os principais interesses de pesquisa incluem os campos de transformação digital (com foco na Indústria 4.0 e agricultura digital), cidades inteligentes e dinâmicas territoriais, desenvolvimento sustentável e análise de redes complexas. Também atua como palestrante e consultora ad-hoc.
  • Luciana Maines da Silva, Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
    Doutora em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, com período sanduíche junto a Universitetet i Stavanger, Noruega (2020). Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2006).Possui graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas São Judas Tadeu (1993), especialização em Finanças pela PUC/RS (1993), Controladoria pela UFRGS (2001), Gestão e Docência na Educação a Distância pela Universidade Gama Filho (2013) e Educação OnLife pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (2021). Estágio pós-doutoral junto ao INSPER, sobre o tema "Aspectos Relacionais e Coletivos de Intenções e Comportamentos de Empreendedorismo Político: um estudo entre Profissionais da Educação Infantil". Atualmente é pesquisadora permanente junto ao Mestrado Profissional em Gestão Educacional junto à Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), com projeto de pesquisa voltado à analisar o papel das instituições de educação (básica, superior e corporativa) no desenvolvimento de cidades inteligentes e sustentáveis. Atualmente é membro dos grupos de pesquisa em Ecossistemas de Inovação, O EcoHubI - UNISINOS/CNPQ. Líder do tema de Pesquisa e Inovação Responsável junto a Divisão Acadêmica de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (ITE) na ANPAD (2020- ). Membro de Projetos de Pesquisa com financiamento nacional (Fapergs) e internacional (Research Council - Noruega). Coordenadora da especialização em nível Lato Sensu, Desenvolvimento e Criação de Práticas Pedagógicas Inovadoras. Temas de Interesse para pesquisa: Pesquisa e Inovação Responsável, Ecossistemas de Inovação, Cidades Inteligentes, Coopetição, Capacidades Dinâmicas.
  • Kadígia Faccin, Escola de Gestão e Negócios, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
    Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2 - Chamada CNPq Nº 4/2021)) desde 2022. Professora-Pesquisadora no Mestrado Profissional em Administração da Fundação Dom Cabral (FDC). É pós-Doutora em Administração - Relações Interorganizacionais (2017). Possui dupla titulação de doutorado: Doutora em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS e em Sciences de LInformation et de la Communication pela Université de Poitiers/França (2016) . Possui Mestrado Acadêmico em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (2010) e Graduação em Ciências Econômicas (2007). Foi uma das organizadoras do grupo de pesquisa GeRedes (Grupo de Estudos em Redes Interorganizacionais - UNISINOS/CNPq) até 2018. Integrante do grupo de pesquisa em Ecossistemas de Inovação, EcoHubI - UNISINOS/CNPQ. Coordenadora da Divisão Acadêmica de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (ITE) na ANPAD (2021-2023). Faz parte do Grupo de Apoio ao Comitê Gestor do Projeto Institucional de Internacionalização - PRINT, da UNISINOS. É curadora do projeto Fácil Metodologia (possui website e redes sociais). Coordenadora de Projetos de Pesquisa com financiamento nacional (CNPQ e Fapergs) e Internacional (Research Council - Noruega). Professora-Pesquisadora Visitante na Universidade de Stavanger - Noruega (2019);Universidade de Exeter- Inglaterra (2020); Universidade de Poitiers - França (2022) e University of Wales Trinity Saint David - País de Galles (Reino Unido - 2022). Temas de Interesse para pesquisa: Estratégia e Relações Interorganizacionais, Inovação Colaborativa, Ecossistemas de Inovação e Educação para a Inovação.
  • Mariluza Sott Bender, Doutoranda em Promoção da Saúde na Universidade de Santa Cruz do Sul
    Psicóloga formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2012. Pós-Graduação em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Pós-Graduação em Saúde Mental. Pós-Graduação em Psicologia Social. Pós-graduação em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico. Pós-graduação em Terapia Cognitivo Comportamental. Especialista em Urgência e Emergência pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Santa Cruz. Mestra em Desenvolvimento Regional. Mestra em Psicologia. Doutoranda em Promoção de Saúde pela Universidade de Santa Cruz do Sul.

Downloads

Publicado

2024-01-09