O RURAL NOS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO TERRITORIAL: O CASO DOS MUNICÍPIOS DO COREDE NORTE-RS

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Resumo

Mesmo sendo maioria no território brasileiro, as regiões rurais e os municípios de pequeno porte populacional são frequentemente desassistidos pelo poder público no que se refere ao planejamento territorial, ficando à mercê de instrumentos básicos e generalistas, normalmente direcionados as áreas urbanas, ou elaborados para grandes centros urbanos. Dadas as mudanças ocorridas na trajetória do planejamento territorial no Brasil, principalmente no que se refere ao período pós Constituição Federal de 1988, e ao Estatuto da Cidade, este trabalho se propõe a investigar se e como o rural tem sido tratado pelos instrumentos de planejamento territorial dos 32 municípios do Corede Norte-RS. Para isso fizemos uso de uma pesquisa (documental) em instrumentos de planejamento dos 32 municípios analisados. Observou-se a predominância de instrumentos básicos da política urbana em praticamente todos os municípios analisados, os quais, além de perpetuarem noções exclusivamente urbanas para o planejamento e exclusivamente agrícolas para o espaço rural, relegam o espaço rural a outras normativas federais, por vezes, orientadas por instituições diversas (Incra, Conama, Código Tributário, etc.) e que não chegam na escala local do planejamento. Nos casos onde o rural foi incluído pelos instrumentos de planejamento dos municípios, estes seguem atrelando-o a ótica de oposição à cidade e atribuindo-lhe a destinação agro-silvo-pastoril. Em suma, observou-se uma região marcada pela diversidade, por ricas relações entre áreas rurais e urbanas, pelo uso crescente do rural enquanto espaço para atividades econômicas diversas, todavia, profundamente carente de instrumentos de planejamento territorial que abarquem, integrem e valorizem estas particularidades.

Palavras-chave: Rural; urbano; planejamento urbano e regional; planejamento territorial; desenvolvimento rural.

Biografia do Autor

  • Daniela Oliveira, Departamento Interdisciplinar/Campus Litoral Norte/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Regionais e Desenvolvimento (PGDREDES/UFRGS) Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR-UFRGS)
    Professora Adjunta da UFRGS - Campus Litoral Norte - Departamento Interdisciplinar. Coordenadora do bacharelado em Desenvolvimento Regional da UFRGS. Ministra disciplinas nos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e no bacharelado em Desenvolvimento Regional. Professora no Mestrado em Dinâmicas Regionais e Desenvolvimento (PGDREDES) e na Pós-graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS). Membro do grupo de pesquisa GEPAD (Grupo de Estudos e Pesquisas em Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento), sediado PGDR/UFRGS. Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Mestre (2007) e doutora (2014) em Desenvolvimento Rural pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural/ UFRGS. Além da experiência acadêmica tem experiência na (a) área de agronomia, com ênfase em agroecologia e (b) em projetos/estudos/pesquisas em Desenvolvimento Rural. Esta experiência vem sendo obtida através de atuação junto à organizações não governamentais (ONGs), à organizações da agricultura familiar no Sul do Brasil e à consultorias para governos.
  • Cássio Alexandre Bariviera, IFSC - Professor Substituto
    Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Fronteira Sul Campus - Erechim, Rio Grande do Sul, Especialista em Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e Mestre em Dinâmicas Regionais e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em 2014 atuou como bolsista do Projeto de Extensão Campus Passo Fundo: Diretrizes para Implantação do Campus e Reabilitação de Edifícios Históricos, em 2015 realizou uma mobilidade acadêmica na modalidade Nacional, focando seus estudos nas áreas de Projeto, Paisagem e Patrimônio na Universidade Federal de Pernambuco, em 2016 foi monitor da Disciplina Prática de Canteiro Experimental I e em 2017 trabalhou como monitor do Projeto de monitoria Maquete Física e Plástica e como voluntário no projeto de Extensão ?Técnicas de bioconstrução aplicadas ao contexto regional?. Atualmente atua profissionalmente como professor substituto no Instituto Federal de Santa Catarina, Campus São Carlos, com disciplinas de desenho técnico e projeto arquitetônico.

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Publicado

2024-01-15

Edição

Seção

GT1 - Desenvolvimento regional, planejamento, governança, controle social e gestão do território