DESENVOLVIMENTO REGIONAL E SUSTENTABILIDADE: DIÁLOGO ENTRE OS ODS E A PRODUÇÃO CIENTIFICA DE MATO GROSSO DO SUL

Autores

  • Eliana Lamberti Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS
  • Dores Cristina Grechi Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS

Resumo

A sustentabilidade enquanto diretriz que norteia os processos de desenvolvimento tem sido motivo de discussão e arbitrariedade em função da amplitude do termo e, também, em função de que o próprio conceito de desenvolvimento se mostrou complexo e heterogêneo ao longo das últimas décadas. Apesar do exposto, ambas as palavras seguem orientando pesquisas e estruturas teóricas para análise de distintas realidades, o que foi reforçado pela publicação da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Sendo assim, o objetivo deste artigo consistiu em discutir o papel da pesquisa cientifica para a sensibilização da problemática da sustentabilidade em Mato Grosso do Sul. De modo específico, buscou-se analisar os desafios transdisciplinares da sustentabilidade; e analisar as pesquisas (dissertações) no âmbito do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos (PPGDRS) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e respectivas convergências com os ODS 2030. Os recursos metodológicos escolhidos referem-se a revisão teórica/bibliográfica e um exercício empírico de revisão integrativa. Os resultados demonstraram que o Programa analisado apresentou condições de estimular o pensar e o agir interdisciplinares a partir das pesquisas de cunho empírico e teórico realizadas ao longo dos anos, bem como, foi capaz de contemplar diversos dos ODS e, em vários casos, mais de um ODS ao mesmo tempo. Apesar das lacunas identificadas, verificou-se o potencial para pesquisa em rede, lançando mão de parcerias estratégicas entre os grupos temáticos e ODS específicos relacionados ao território de fronteira internacional.

Biografia do Autor

  • Eliana Lamberti, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS

    Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Especialista e mestre na área de Desenvolvimento Regional (UFMS), doutora em Economia do Desenvolvimento pela UFRGS. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e pesquisadora dos temas relacionados ao desenvolvimento regional, relações socioeconômicas em região de fronteira (Brasil / Paraguai) e Direito & Economia. Integrante dos grupos de pesquisa: Grupo de Estudos em Turismo, Hospitalidade e Sustentabilidade (GESTHOS/UEMS: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9166676557819419), Organizações, Governo e Sociedade (OGS/UEMS: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8728537042988195).

  • Dores Cristina Grechi, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS
    Possui graduação em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (1998); mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília - UNB (2002) e Doutorado em Economia do Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2011). Atualmente é professora/pesquisadora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Ministra aula nos cursos de graduação e Pós-Graduação em Turismo; no mestrado em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos e na especialização em Planejamento e Gestão Pública e Privada do Turismo. Atuou como coordenadora dos cursos de graduação e pós-graduação em Turismo. Foi Vice-Presidente do Fórum de Turismo Regional Caminhos da Fronteira e Presidente do Conselho Municipal de Turismo de Dourados, bem como, membro por várias gestões do Conselho Estadual de Turismo de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Turismo em planejamento e gestão de instâncias de governança. É membro do grupo de pesquisa em Turismo, Hospitalidade e Sustentabilidade GESTHOS (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9166676557819419)

Downloads

Publicado

2024-01-09