REFLEXOS DO USO E OCUPAÇÃO DO BIOMA CERRADO NA REGIÃO DE PONTA PORÃ/MS ENTRE OS ANOS DE 1990 A 2020

Autores

  • José Luiz Almino Univesidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Kátia Cristina Silva Mineli Possui Licenciatura em Ciências Biológicas, bacharel no mesmo curso pela Universidade Federal da Grande Dourados. Possui especialização em Gestão Pública pela UFMS ( Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), 2016, mestranda no Programa de Pós-graduação de Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos da UEMS - unidade Ponta Porã/MS. https://orcid.org/0009-0008-6590-3936
  • Talita de Oliveira Freitas Rocha Universidade Estadual de Mato grosso do Sul
  • Laís Fernanda de Azevedo Silva Universidade Estadual de AMto Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0002-3746-2765

Resumo

O Brasil é um país reconhecido mundialmente por sua diversidade ambiental, principalmente recursos naturais e dimensão do seu ecossistema. Uma das regiões de maior destaque neste âmbito é o Centro-Oeste, que possui uma rica diversidade natural comportando parte de três biomas: Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica, sendo que o Cerrado tem sido um dos mais explorados ambientalmente e economicamente. O Centro Oeste ocupa o segundo lugar em extensão no país, favorecendo às cadeias do agronegócio. Diante disso, este trabalho tem por objetivo apresentar as características do uso e ocupação do solo no bioma Cerrado, especificamente na região de Ponta Porã- MS, perante as das mudanças estruturais produtivas, entre os anos 1990 e 2020.  A análise do avanço do uso e ocupação do solo foi realizada por meio da interpretação de imagens cartográficas, com informações coletadas do MapBiomas. Como resultado observou-se que o município se destacou na agricultura com a expansão da produção de commodities através do cultivo da soja, com a consequente diminuição da cobertura vegetação natural do bioma Cerrado.

Biografia do Autor

  • José Luiz Almino, Univesidade Estadual de Mato Grosso do Sul
    Bacharel em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pela (UNIGRAN) UNIVERSIDADE GRANDE DOURADOS (1993). Especialista em Educação de Direitos Humanos (2016) Graduado em licenciatura Pedagogia pela (UFMS) UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL(2020). Mestrando (PPGDRS) UEMS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - Ponta Porã (2022)
  • Talita de Oliveira Freitas Rocha, Universidade Estadual de Mato grosso do Sul
    Graduada em Zootecnia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2016). Bolsista de Iniciação Cientifica - PIBIC abordando a produção de bezerros nelores através de vacadas nutridas em pasto num sistema extensivo. Bolsista de Extensão - PIBEX analisando o perfil de consumidores de carnes através da sua qualidade, consumo e preço. Estágio obrigatório Curricular na cooperativa Coopersa na cidade de Amambai-MS. Atualmente mestranda do Programa de Pós-Graduação em Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos - PPGDRS e bolsista do Programa Institucional de Bolsas aos Alunos da UEMS - PIBAP.
  • Laís Fernanda de Azevedo Silva, Universidade Estadual de AMto Grosso do Sul
    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (2011), pós graduação em Marketing do programa de MBA - Marketing Comunicação e Mídia pela universidade UniCesumar (2014), mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande Sul (2016). Doutora em Economia do Desenvolvimento pelo Programa de Pós Graduação em Economia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora adjunta no curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regionais e Sistemas Produtivos. Áreas de atuação: desigualdade de renda, modelos de crescimento, desigualdade sociais, economia do desenvolvimento.

Downloads

Publicado

2024-01-09