COMPRAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS: O QUE OS ARTIGOS DE REVISÃO DIZEM? COMO AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS APARECEM NESSE CONTEXTO?

Autores

Resumo

As compras sustentáveis no setor público podem beneficiar econômica e socioambientalmente as instituições e regiões que adotam esses critérios de contratação de serviços e bens.  Em face disso há uma ampliada revisão da literatura estabelecida em torno de compreender a observância de inserções de políticas públicas e outras regulações no Brasil nas dimensões de sustentabilidade, bem como o comportamento das organizações brasileiras. A partir dos achados em artigos de revisão sobre Compras Públicas Sustentáveis (CPS), o presente artigo buscou compreender os critérios de sustentabilidade discutidos em artigos de revisão sobre CPS e a pertinência das universidades públicas brasileiras nessa discussão. A metodologia empreendida foi a Revisão Sistêmica Integrativa com as 6 etapas proposta por Botelho, Cunha e Macedo (2011). Foram analisados 15 artigos de revisão e os resultados mostra os principais temas discutidos em torno das CPS e os critérios que carecem aprofundamento para que as contratações de bens e serviços contribuam de fato para o desenvolvimento sustentável conforme prescrevem as Leis brasileiras que orientam essas questões.

Biografia do Autor

  • Rosenery Loureiro Lourenço, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
    Possui doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018), mestrado em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (2010), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná (2007). Atualmente é Chefe da Assessoria de Relações Internacionais e professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Desde 2022 é membro da Câmara de Internacionalização da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM). 
  • Kátia Cristina Silva Mineli, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
    Possui Licenciatura em Ciências Biológicas, bacharel no mesmo curso pela Universidade Federal da Grande Dourados. Possui especialização em Gestão Pública pela UFMS ( Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), mestranda no Programa de Pós-graduação de Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos da UEMS - unidade Ponta Porã/MS.

Downloads

Publicado

2024-01-09