EDUCAÇÃO SUPERIOR: TRAJETÓRIAS E CONSOLIDAÇÃO DA ÁREA DE ENFERMAGEM NO MUNICÍPIO DE PATO BRANCO – PR

Autores

  • Jaqueline Bernardi Ferreira Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR - Pato Branco - PR. PPGDR - Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional
  • Marlize Rubin Oliveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR - Pato Branco - PR PPGDR - Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional
  • Giovanna Pezarico Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR - Pato Branco - PR PPGDR - Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional

Resumo

  

O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de pesquisa de mestrado, que insere-se na área de investigação da Educação Superior no contexto do Desenvolvimento Regional. O estudo objetiva analisar trajetórias e consolidação da Educação Superior na área da Enfermagem no município de Pato Branco- PR. Para tanto, o estudo tem como objetivos específicos: identificar a sociogênese da Educação Superior na área da Enfermagem a partir da expansão e interiorização e, compreender a relação dos órgãos regionais de saúde com a trajetória e consolidação da Educação Superior na Área.  A proposta justifica-se a partir de dois argumentos:   o primeiro por ampliar as discussões no âmbito da Educação Superior e da formação profissional na área de Saúde, especificamente, do campo da Enfermagem no cenário da regionalização e interiorização.  O segundo argumento, por sua vez, trata da possibilidade de analisar as dinâmicas regionais em diálogo com a educação superior e formação de profissionais a partir de organismos relevantes no contexto das políticas públicas.  O percurso metodológico está fundamentado no modelo pós-abissal, a partir de perspectivas decoloniais e de epistemologias do Sul.

 

Plavras-chave: Educação Superior. Enfermagem. Decoloniadidade.

   

Biografia do Autor

  • Jaqueline Bernardi Ferreira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR - Pato Branco - PR. PPGDR - Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional
      Mestranda em Desenvolvimento Regional na linha de Educação e Desenvolvimento no PPDR-Programa de Desenvolvimento Regional, na UTFPR campus de Pato Branco - PR. Possui graduação em Administração pela Faculdade de Pato Branco (2006). Atualmente é coordenadora do NED-Núcleo de Experiência Discente e também do GESTA - Setor de Gestão e Desenvolvimento de Talentos do centro Universitário de Pato Branco - UNIDEP. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Pessoas e Talentos. É Ouvidora oficial da do centro Universitário de Pato Branco - UNIDEP Especialização em Gestão Contábil e Financeira pela UTFPR. Atuação de 12 anos no Cooperativismo de Crédito, nas áreas contábil financeira, comercial e gestão de pessoas. Formação como Terapeuta em Reprogramação Biológica, Profissonal e Master Coach Transpessoal, Practitioner em Programação Neurolinguística. Atuação como facilitadora de Workshops na área de Desenvolvimento Humano, com os temas: inteligência Emocional, Relacionamentos Interpessoais e Mindset. Empreendedora e co-Fundadora da Empresa One Coworking de Pato Branco-PR. Professora da disciplina de Gestão Estratégiica de Pessoas no MBA em Gestão Estratégica de Cooperativas de Crédito na UNIPAR. Conteudista de curso EAD na área de cooperativismo.   
  • Marlize Rubin Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR - Pato Branco - PR PPGDR - Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional

    Professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR). Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UTFPR). Participou do Programa de Visiting Scholar no Department of Lifelong Education, Administration, and Policy - University of Georgia (Jul/2017 - Jun/2018). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Bolsista CAPES/PIQDTec (2007-2011). Participou do Programa de Visiting Scholar no Center for the Study of Higher Education na Universidade do Arizona (Jan-Abril/2010). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - RS (2000). Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria - RS (1990). Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UTFPR/2015/2017). A partir da perspectiva decolonial os principais interesses de investigação estão no campo da Educação Superior como lugar epistêmico, com foco em temas como produção de conhecimentos, interdisciplinaridade, internacionalização e interculturalidade.

     

        
  • Giovanna Pezarico, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR - Pato Branco - PR PPGDR - Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional

    Possui graduação em graduação em Administração pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) (2004) e Direito pela Faculdade Mater Dei (2005). É Doutora em Tecnologia - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia - PPGTE/UTFPR - Linha de pesquisa Tecnologia e Trabalho. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da UTFPR - Campus Curitiba e docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - UTFPR-Campus Pato Branco. Realiza pesquisas nas áreas de Administração, Tecnologia, Educação e Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia e sociedade, educação e tecnologia; trabalho e tecnologia.

     

     

        

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Publicado

2024-01-09

Edição

Seção

GT1 - Desenvolvimento regional, planejamento, governança, controle social e gestão do território