ASPECTOS E CONDICIONANTES DE INCLUSÃO, TRABALHO E CIDADANIA DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE IDOSOS: DESENVOLVIMENTO PARA PESSOAS E LOCALIDADES

Autores

Resumo

Intencionando analisar os aspectos condicionantes da inclusão, trabalho e exercício da cidadania dos profissionais de saúde idosos da Região 28 de Saúde do estado do Rio Grande do Sul a partir da percepção dos gestores, da equipe de trabalho e dos próprios profissionais, o presente estudo debruça-se sobre as questões qualitativas da temática por meio de pesquisa exploratória descritiva e dialética desenvolvida nos 13 municípios que compõem esta região. Contou com um total de 46 participantes, sendo eles/elas discriminados(as) em: 26 profissionais de saúde idosos(as), 13 integrantes das equipes de trabalho e sete gestores(as) de saúde. Para coleta de dados empregou-se entrevistas semiestruturadas, gravadas em áudio e transcritas, as quais foram analisadas por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Como resultados das análises emergem duas categorias: “Trabalho, velhice e envelhecimento: inclusão, cidadania e desenvolvimento”; e, “Na vanguarda contraproducente do envelhecimento humano e suas formas de trabalho”. Na primeira categoria foram evidenciados aspectos que dizem respeito a importância do pertencimento social ocasionado pelo mantimento das atividades laborais, e o quanto isso gera impactos positivos para o desenvolvimento das localidade e dos sujeitos. Já, na segunda categoria, evidenciam-se fatores idadistas que fragilizam a qualidade laboral e corroboram com o distanciamento do efetivo envelhecimento ativo e saudável. Desse modo, pode-se compreender que ainda existem diversos pontos estruturantes da sociedade para serem superados, a fim de compreender a pessoa idosa diante de suas possibilidades e potencialidades, compreendendo a importância de (re)formulações nos modelos de pensamentos, sensíveis ao envelhecimento.

Biografia do Autor

  • Guilherme Mocelin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
    Doutorando no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Pato Branco. 
  • Douglas Silva do Prado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
    Doutorando no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Pato Branco
  • Maria de Lourdes Bernartt, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
    Docente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Campus Pato Branco. 
  • Nilvania Aparecida de Mello, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
    Docente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Campus Pato Branco.

Downloads

Publicado

2024-01-09