INFLUÊNCIAS DO PRONAF NA DIFERENCIAÇÃO SOCIAL DOS AGRICULTORES FAMILIARES

Autores

Resumo

O presente trabalho busca discutir o Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e o seu papel na diferenciação dos agricultores familiares, tendo como base a pesquisa bibliográfica e documental, a partir da literatura específica, e os dados do Sistema de Recuperação Automática (SIDRA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Como resultados, identificamos a concentração dos recursos do PRONAF nas regiões Centro-Sul do país, e beneficiando em especial os agricultores mais capitalizados. Essa concentração dos recursos intensifica o processo de diferenciação social entre os agricultores familiares.

Biografia do Autor

  • Igor Binotto Benetti, Universidade Federal de Santa Maria.
    Graduado em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria em 2018, Mestrando no Programa de Pós Graduação em Extensão Rural (UFSM).
  • Hector dos Santos Facco, Universidade Federal de Santa Maria.
    Técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha; Engenheiro Agronômo pela Universidade Federal de Santa Maria; Mestre em Extensão Rural (UFSM); Doutorando em Extensão Rural (UFSM).
  • Roselaine Tereza Piber, Universidade Federal de Santa Maria
    Mestra e doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Extensão Rural (PPGExR), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS/MG), Varginha, MG (1990).
  • Vanessa Lazzaretti Picolotto, Universidade Federal de Santa Maria
    Graduada em Engenharia Florestal pela Universidade federal de Santa Maria; Mestre em Extensão Rural (UFSM); Doutoranda em Extensão Rural (UFSM)

Downloads

Publicado

2024-01-09