A INTEGRAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR COM A AGROINDÚSTRIA DE PEQUENO PORTE NO BENEFICIAMENTO DE CASTANHA DE CAJU EM SERRA DO MEL (RN)

Autores

Resumo

O objetivo é analisar a cadeia de valor da Cajucultura a partir dos agricultores cortadores de castanha de caju em Serra do Mel, Rio Grande do Norte, destacando da integração da agricultura familiar com a agroindústria de pequeno porte e a construção de mercados, com a coordenação de cooperativa. A metodologia consistiu em intensa pesquisa de campo, de junho a julho de 2016, realizando o Censo com a aplicação de 148 formulários junto às unidades de processamento das 23 vilas de Serra do Mel. Constatou-se que a dinâmica de produção de amêndoas se deu pela ação de um suíço que coordenou a reestruturação do município apostando nos conceitos da ação coletiva, da economia social e dos princípios da sustentabilidade, levando a cada vila rural o beneficiamento artesanal de castanha de caju em extensões das casas dos agricultores e construiu mercados. Como resultados tem-se a elevação dos níveis de receita devido a agregação de valor, porém a pesquisa constatou fragilidades na cadeia de valor, como a concentração de receitas, a deficiência de serviços de Ater e de financiamentos necessários para a competitividade da cadeia da Cajucultura.

Biografia do Autor

  • Emanoel Marcio Nunes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
    Economista. Doutor em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS). Professor da graduação de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PPE/UERN) da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACEM/UERN). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - CA AE - Administração, Contabilidade e Economia.
  • Carla Camila Gomes FREITAS, Universidade Estadual do Ceará (UECE)
    Geografia. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES/UERN). Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (ProPGeo/UECE).
  • Renata Katiele da Costa SANTIAGO, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
    Economista. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PLANDITES/UERN)
  • Samara de Melo RAMALHO, Universidade Federal da Paraiba (UFPB)
    Economista. Mestre em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPE/UERN). Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Downloads

Publicado

2024-01-09