ANÁLISE EVOLUTIVA DO PRONAF BIOECONOMIA NAS REGIÕES BRASILEIRAS, 2018-2022

Autores

  • Maria Avyla Batista da Silva Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Eliane Pinheiro de Sousa Universidade Regional do Cariri (URCA)

Resumo

Diante da importância da agricultura familiar e da preocupação com formas de produção sustentáveis, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) tem destinado subprogramas à linha verde, sendo que um desses é o Pronaf Eco (atual Pronaf Bioeconomia). Este subprograma se propõe financiar projetos sustentáveis que busquem recuperação e conservação ambiental para melhoria da capacidade produtiva da propriedade. Nesse contexto, o presente estudo objetiva analisar a oferta de crédito do Pronaf Bioeconomia nas regiões brasileiras, fazendo um comparativo de 2018 e 2022. Para tal, o trabalho utiliza abordagem quanti-qualitativa ao realizar uma pesquisa bibliográfica acerca do tema em tela, sendo complementada pela coleta de dados do crédito rural de investimento para as atividades agrícola e pecuária, disponíveis no site do Banco Central do Brasil (BACEN), por meio de uma análise descritiva. Os principais resultados obtidos indicam que as regiões Sul e Sudeste se destacaram com as maiores aderências a esta linha de crédito para as atividades agrícola e pecuária nos dois anos analisados, porém a região Nordeste conquistou o maior crescimento entre 2018 e 2022.

Biografia do Autor

  • Maria Avyla Batista da Silva, Universidade Regional do Cariri (URCA)

    Graduanda em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e Bolsista de Iniciação Científica PIBIC CNPq.

  • Eliane Pinheiro de Sousa, Universidade Regional do Cariri (URCA)
    Professora da Universidade Regional do Cariri (URCA) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e à Inovação Tecnológica (BPI) da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Downloads

Publicado

2024-01-09