A centralidade da Gestão Pública nas cidades médias de Passo Fundo e Erechim e o desenvolvimento da Região Funcional de Planejamento 9 (RF9) no Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Resumo

A centralidade da gestão pública das cidades médias brasileiras desempenha funções essenciais no desenvolvimento de políticas regionais que visam atender às necessidades da população regional. O setor de saúde nessas cidades, através dos hospitais regionais, é um dos exemplos que exercem prestações de serviços no âmbito regional e até mesmo fora dos limites territoriais. Na educação, a centralidade das universidades públicas promove deslocamentos pendulares de pessoas diariamente, o que intensifica a circulação do consumo e dinamiza a economia local. A concentração desses serviços também apresenta diversas ocupações em diferentes atividades, sendo mais um estímulo para o deslocamento. Nesse contexto, o artigo pretende analisar a centralidade da gestão pública de Passo Fundo e de Erechim, pertencentes à Região Funcional 9 - RF9 do estado do Rio Grande do Sul. Este artigo propõe uma metodologia de abordagem quali-quantitativa estruturado em três partes: primeiro, a revisão bibliográfica, segundo, a análises dos dados quantitativos fornecidos pelos censos 2010, 2020 e 2022 do IBGE, da Relação Anual de Informações Sociais - RAIS 2019, de Infraestrutura Estadual de Dados Espaciais - IEDE 2019 e dos indicadores sociais, como, o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico – IDESE (2018, 2021) e o Índice de Desenvolvimento Econômico Municipal – IDHM (2010). O terceiro são os dados qualitativos a partir das percepções dos atores e agentes políticos das referidas cidades. Os resultados demonstram maiores índices de centralidade das duas cidades, e o importante desempenho das funções públicas na geração de emprego e na prestação de serviços do setor da saúde e da educação.

Biografia do Autor

  • Érico Jonatan Oliveira de Lima, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
    Graduado em Geografia Licenciatura e Graduando em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim-RS. Está vinculado ao grupo de pesquisa "Núcleo de Estudos Território, Ambiente e Paisagem" (NETAP) pela UFFS. E tem interesse em pesquisar as seguintes temáticas: Desigualdades socioespaciais, ocupações urbanas, mercado imobiliário, planejamento urbano e cidades médias.
  • Marvin Davi Roseski, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
    Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS (2024). Está vinculado ao Núcleo de Estudos Território, Ambiente e Paisagem (NETAP). Tem interesse em pesquisas relacionadas às seguintes temáticas: direito à cidade e à moradia, mercado imobiliário, produção do espaço, cidades médias e desigualdades socioespaciais.
  • Juçara Spinelli, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
    Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Atualmente, é Professora Associada da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS/Campus Erechim, RS e atua nos Cursos de Graduação em Geografia - Licenciatura e Bacharelado e no Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGGeo - Mestrado Acadêmico, na Linha de Pesquisa Produção do Espaço Urbano-Regional.

Downloads

Publicado

2025-11-18

Edição

Seção

GT1: Desenvolvimento regional, planejamento, governança, controle social e gestão do território