Casa da Quarta Colônia: Desafios de Gestão e Legalização sob o Olhar dos Extensionistas Rurais da EMATER

Autores

  • Aline Prestes Roque Universidade Federal de Santa Maria
  • Fabíola Martins Imperatori Universidade Federal de Santa Maria
  • José Marcos Froehlich Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Este artigo analisa a perspectiva dos extensionistas rurais da EMATER quanto à viabilização do projeto “Casa da Quarta Colônia”, uma iniciativa voltada para o fortalecimento da agricultura familiar e a valorização dos produtos locais. Nesse sentido, adota-se uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, adequada para compreender a complexidade do contexto estudado. A pesquisa contempla uma análise documental sobre a criação e os objetivos do projeto, bem como a realização de entrevistas semiestruturadas com técnicos da EMATER diretamente envolvidos na iniciativa e com um representante de uma agroindústria familiar. A interpretação e sistematização dos dados foram conduzidas por meio da técnica de Análise de Conteúdo, com ênfase na Análise de Conteúdo Categorial, permitindo a identificação de padrões e categorias relevantes. Os resultados indicam que, embora o projeto tenha sido inicialmente concebido com elevado potencial de impacto no território da Quarta Colônia, enfrentou desafios significativos que comprometeram sua efetividade e sustentabilidade a longo prazo. Assim, entre os principais entraves, destacam-se as dificuldades para a legalização das Agroindústrias Familiares Rurais (AFRs), a carência de estratégias adequadas de gestão do território e a limitada participação de equipes técnicas multidisciplinares no projeto.

Biografia do Autor

  • Aline Prestes Roque, Universidade Federal de Santa Maria

    Possui graduação em Gastronomia pela UNIVALI (2012) e mestrado em Desenvolvimento Regional pela UNIJUÍ (2017). Doutoranda em Extensão Rural do PPGExR na UFSM. Atualmente é docente do IFFAR nos cursos Técnico em Cozinha e Tecnologia em Gastronomia. Pesquisa  desenvolvimento territorial, gastronomia como patrimônio cultural  e gastronomia contemporânea.

  • Fabíola Martins Imperatori, Universidade Federal de Santa Maria

    Formada em Tecnologia em Gestão Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 2024. Atualmente, é discente do Curso Técnico em Meio Ambiente da mesma instituição e do Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural pela UFSM.

     
  • José Marcos Froehlich, Universidade Federal de Santa Maria
    Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Professor Visitante na Universidad de Sevilla (Espanha; 2021-2022); Doutor em Ciências Sociais pela UFRRJ e Pós-Doutor em Antropologia Social pela Universidad de Sevilla (Espanha); Mestre em Sociologia pela UFRGS e Graduado em Agronomia pela UFSM. Professor no Departamento e nos PPGs em Extensão Rural e em Ciências Sociais da UFSM, tendo orientado vários trabalhos de Mestrado e Doutorado; Exerceu as atividades de Coordenador do Curso de Agronomia, Coordenador do PPG em Extensão Rural, Coordenador da Incubadora de Projetos Sociais, Coordenador de Ações Regionais e Inovações e Pró-Reitor Adjunto de Extensão da UFSM. Têm publicado como autor e organizador de várias edições de livros e capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais. É membro da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SOBER), da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) e líder dos Grupos de Pesquisa registrados no CNPq Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento Rural; Núcleo de Estudos e Extensão em Desenvolvimento Territorial, Territorialidades e Sustentabilidades (NEDETS) e Indicações Geográficas e Desenvolvimento Territorial. Tem atuado como Editor associado da Revista Extensão Rural e consultor de diversos periódicos nacionais e internacionais e agencias de fomento à pesquisa nacionais (CNPq, CAPES, FAPs). Tem coordenado e participado de projetos e redes nacionais e internacionais de pesquisa, extensão e intercâmbio acadêmico. Apresenta experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Rural e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: territorialidades e discursos do desenvolvimento; mudança climática e multifuncionalidade dos territórios rurais; identidades, sociabilidades e desenvolvimento territorial sustentável.

Downloads

Publicado

2025-11-18