EDUCAÇÃO FINANCEIRA CRÍTICA COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UM OLHAR SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS, CONSUMO CONSCIENTE E JUSTIÇA SOCIOAMBIENTAL

Autores

  • Marjorie Bier Krinski Corrêa Doutorado em Desenvolvimento e Políticas Públicas. UFFS, Campus Cerro Largo/RS

Resumo

A difusão de programas de educação financeira no Brasil, especialmente a partir da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), tem sido marcada por uma abordagem técnica centrada na racionalidade econômica individual e na moralização do consumo. Embora relevantes, tais iniciativas frequentemente desconsideram as desigualdades estruturais, a complexidade dos processos de endividamento e os impactos socioambientais das práticas de consumo. Este artigo propõe uma releitura crítica do conceito de educação financeira a partir de uma perspectiva integrada à alfabetização econômica, à justiça social e à sustentabilidade. Por meio de uma revisão bibliográfica de natureza qualitativa e crítica, o estudo examina os limites do modelo tradicional e defende a articulação entre consumo responsável, cidadania financeira e educação ambiental. A proposta de uma educação financeira transformadora implica reconhecer as condições concretas de vida dos sujeitos, superar o viés tecnocrático da formação financeira e fomentar competências que possibilitem escolhas fundamentadas não apenas na lógica do capital, mas também em valores éticos, sociais e ambientais. Ao conectar essa abordagem aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), evidencia-se o potencial pedagógico da educação financeira como dispositivo estratégico para o enfrentamento das desigualdades e para a promoção de um desenvolvimento regional mais justo, democrático e ecologicamente comprometido.

Biografia do Autor

  • Marjorie Bier Krinski Corrêa, Doutorado em Desenvolvimento e Políticas Públicas. UFFS, Campus Cerro Largo/RS

    Doutoranda em Desenvolvimento e Políticas Públicas
    pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, onde, como bolsista CAPES, realiza pesquisas nas áreas de "Estado, Sociedade e Políticas do Desenvolvimento" e "Teorias e Processos de Desenvolvimento" (CNPq). . Participa do grupo de estudo em Pedagogia Histórico-Crítica da UERJ e do Grupo Kairós, da UFSM, com foco em pesquisas sobre capital e
    educação. Especialista em Ciências Políticas, Docência do Ensino Superior, Educação e Práticas Pedagógicas Contemporâneas e Marketing Digital. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e
    Propaganda. Membro imortal da Academia Santo-Angelense de Letras e do Setorial de Patrimônio e Memória do RS, eleita para o biênio 2024-2026 através de eleição popular.

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Publicado

2025-11-18