DA DESTERRITORIALIZAÇÃO À GOVERNANÇA TERRITORIAL-REGIONAL: O CASO DO OESTE DO PARANÁ, BRASIL

Autores

Resumo

A formação de uma região depende um conjunto de processos ancorados em múltiplas dimensões, incluindo a articulação dos atores sociais a partir do planejamento de um projeto sociopolítico de desenvolvimento para uma dada região. Logo, a região não se forma organicamente e, tampouco, constitui uma governança que seja orgânica. É necessário planejamento e um pensamento regional que lhes dê base. O objetivo é compreender a formação dos processos de governanças regionais advindas de (re)territorializações forçadas ou não-planejadas que ocorreram no Oeste do Paraná.  Este estudo visa ainda apresentar a proposta de um modelo de governança com inovação para o Oeste do Paraná. A metodologia da pesquisa se ancora no método de indutivo combinado à revisão integrativa de literatura; valendo-se também de uma pesquisa documental. Os resultados da pesquisa levaram ao papel dos gestores no processo de tomada de decisões sobre políticas públicas, planejamento territorial e desenvolvimento regional. A conclusão confirma que é necessário planejamento e pensamento regional para formar a estrutura inteligente da governança regional. Sem essas bases, pode haver um espaço com características em comum, mas não haverá desenvolvimento territorial-regional porque não haverá articulação consensual entre os atores sociais (relações de poder), pensando na resolução de problemas regionais em comum.

Biografia do Autor

  • Giovana Goretti Feijó Almeida, CiTUR-Polytechnic University of Leiria, Portugal

    Pesquisadora Internacional no CiTUR - Polytechnic University of Leiria, Portugal. Professora-convidada na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR, Brasil). Parlamentária Mundial da Educação - PAME. Pós-Doutorado em Destination Branding pelo Instituto Politécnico de Leiria (Portugal). Pós-Doutorado em Gestão Urbana/Cidade Digital Estratégica (PUCPR, Brasil). Doutora em Desenvolvimento Regional (UNISC, Brasil). Recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Teses 2019, PUR/D. 

  • Douglas André Roesler, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
    Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR). Pós-Doutorado em Gestão Urbana/PR. Professor Associado na UNIOESTE/PR.
  • José Angelo Nicácio, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
    Doutor em Engenharia de Produção (UFSC). Professor associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Downloads

Publicado

2025-11-19

Edição

Seção

GT1: Desenvolvimento regional, planejamento, governança, controle social e gestão do território