DIMENSÃO SOCIAL DO PATRIMÔNIO TERRITORIAL: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE NOVA CANDELÁRIA/RS/BRASIL

Autores

Resumo

O estudo da Dimensão Social do Patrimônio Territorial evidencia as relações e estruturas constituídas pelos seres humanos nas suas interações entre si e com a natureza. A compreensão da dimensão viabiliza a prospecção de alternativas sustentáveis e inovadoras que impulsionam o desenvolvimento, na medida que evidencia as potencialidades do território. Propõe-se o estudo da Dimensão Social a partir de três componentes: relações de trabalho e acesso aos bens e serviços; formas de organização e interação; e valores, normas e estruturas sociais. Metodologicamente opera-se a partir da triangulação de métodos, articulando a pesquisa bibliográfica, documental e aplicação de questionário estruturado. Os dados coletados são organizados, tratados e analisados com base na análise de conteúdo. O índice referente à Dimensão Social foi de 3,22, situando-se acima do valor considerado regular (3,0). Esse resultado evidencia uma ativação significativa da dimensão social no município, refletindo uma capacidade social que favorece o desenvolvimento sustentável, especialmente quando analisado sob a ótica do Patrimônio Territorial. Conclui-se que o estudo da Dimensão Social levantou dados que possam ser utilizados pela gestão pública para direcionar políticas públicas específicas, de acordo com o perfil dos habitantes do município, facilitando a gestão e auxiliando em melhores decisões que possam contribuir para a efetivação de direitos e o desenvolvimento sustentável.

Biografia do Autor

  • Edemar Rotta, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

    Doutor, com estágio Pós-Doutoral em Serviço Social - PUCRS.

    Mestre em Sociologia - UFRGS.

    Licenciado em Filosofia.

    Professor do Quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas - Mestrado e Doutorado UFFS.

  • Carlos Eduardo Ruschel Anes, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

    Pós-Doutor em Desenvolvimento Regional - UNIJUI

    Doutor em Desenvolvimento Regional - UNISC

    Mestre em Agronegócios (UFRGS)

    Bacharel em Administração - URI

    Professor do Quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas - Mestrado e Doutorado UFFS.

  • Vinicius Tiago Schmitt, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

    Bacharel em Administração - UFFS

    Bolsista FAPERGS no projeto

Downloads

Publicado

2025-11-18

Edição

Seção

GT1: Desenvolvimento regional, planejamento, governança, controle social e gestão do território