O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E AS AÇORIANIDADES NO PATRIMÔNIO CULTURAL DO MUNICÍPIO DE TAQUARI-RS

Autores

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo em andamento como projeto de doutoramento. O tema base é a açorianidade e o principal objetivo é compreender o processo de desenvolvimento territorial, na sua dimensão sociocultural, com a incidência histórica das açorianidades no patrimônio cultural do Município de Taquari. A pesquisa partiu de uma revisão de literatura e planeja seguir para coleta de dados em campo utilizando a técnica de entrevistas de história oral. Os primeiros resultados apresentados são teóricos, apontando referencial sobre as categorias utilizadas (açorianidade, desenvolvimento teórico e patrimônio cultural) e sugerindo a lacuna de pesquisa na relação entre desenvolvimento e cultura açoriana. As considerações parciais demarcam o caminho ainda a ser percorrido pelo trabalho, destacando os resultados que ainda são esperados até a conclusão da pesquisa.

 

Biografia do Autor

  • André Vanderlei da Silva, Universidade de Santa Cruz do Sul
    Doutorando em Desenvolvimento Regional, como bolsista CAPES, pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Mestre em Museologia e Patrimônio, na linha de pesquisa "Cultura e Patrimônio", pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Metodologia do Ensino de História e Geografia pela Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal/SP, pólo de Taquari/RS (2017). Especialista em Teologia pelo Instituto Prominas/Faculdade Única, semipresencial (2020). Especialista em Gestão Escolar: Supervisão e Orientação pela Faculdade de Educação São Luís, semipresencial (2023). Licenciado em História pela Universidade La Salle (Unilasalle) de Canoas/RS (2012). Professor de Ciências Humanas e Sociais da Rede Pública de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul. Professor de História da Rede Pública de Ensino do Município de Taquari-RS; Diretor do Instituto Estadual de Educação Pereira Coruja de Taquari/RS. Historiador (Reg. MTE 0855/RS) / museólogo (COREM 3R 0293-II) na Secretaria Municipal da Cultura de Taquari-RS.
  • José Antônio Moraes do Nascimento, Universidade de Santa Cruz do Sul
    Professor do Curso de História e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, da Universidade de Santa Cruz do Sul. Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1997), especialização em História do Brasil pela mesma Universidade (1998), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Tem experiência na área de História Moderna e História do Brasil, com ênfase em história social e desenvolvimento regional. 
  • Angela Cristina Trevisan Felippi, Universidade de Santa Cruz do Sul
    Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006), mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição (1991). Pós-doutorado em Comunicación - Recepción y Cultura, da Universidad Católica del Uruguay (2019). Realiza pós-doutoramento em Comunicação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2024-2025). Professora das graduações em Comunicação Social (2000-atual); professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (2007-atual) e Programa de Pós-Graduação em Letras (2020-atual). Orienta doutorado e mestrado, supervisiona pós-doutorado. Coordena o Grupo de Pesquisa do CNPq Desenvolvimento Regional e Processos Socioculturais (2012-atual). Foi docente da Unisinos e da Faculdade Ielusc/SC. Teve passagem pelos jornais no Correio do Povo e em Zero Hora e na assessoria de comunicação da Emater/Ascar/RS. Na universidade, ensina, pesquisa e orienta em Estudos Culturais, Comunicação e Desenvolvimento, Análise do Discurso. Integra o grupo de Pesquisa do CNPq Literatura e identidade na América Latina (UNISC). 

Downloads

Publicado

2025-11-18