VIESES COMPORTAMENTAIS E O FLUXO DE CAPITAL: UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DE EMPRESAS DE CAPITAL ABERTO NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Autores

Resumo

O presente estudo investiga a influência dos vieses comportamentais na dinâmica dos fluxos de capital e suas implicações para o desenvolvimento regional. Partindo da literatura de finanças comportamentais, analisam-se os efeitos de vieses como o home bias, o viés de familiaridade e a aversão à perda sobre as decisões de investimento. Utilizando uma abordagem quantitativa e qualitativa, foram examinados dados de fluxos de capital em ativos de capital aberto negociados na bolsa de valores brasileira, B3, utilizando como sujeitos da pesquisa, nove empresas originárias do estado do Rio Grande do Sul, com operações na região noroeste do estado, assim como, identificado o PIB per capita por regiões do Brasil e a captação de recursos por empresas de capital aberto do país. A articulação entre os pressupostos das finanças comportamentais e a formulação de políticas públicas revela-se essencial para a atenuação das disparidades territoriais e para a promoção de um padrão de crescimento regional mais equitativo. Os achados da pesquisa indicam que vieses cognitivos, como o home bias, o viés de familiaridade e a aversão à perda, influenciam de maneira significativa a alocação de recursos, favorecendo a concentração de investimentos em empresas situadas em regiões com maior visibilidade ou consolidação histórica nos mercados financeiros, em detrimento de áreas periféricas, a exemplo da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul.

Biografia do Autor

  • Ana Luisa Borsatto, Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - Unijuí
    Doutoranda em Desenvolvimento Regional na Linha de Gestão de Organizações e Dinâmicas de Mercado, Bolsista CAPES. Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul-UNIJUÍ (2024). Graduação em Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ -2019); Especialização MBA em Finanças e Mercado de Capitais (UNIJUÍ- 2020); Integra o Grupo de Pesquisa Investment Founds Group, vinculado ao PPGDR/Unijuí
  • Cristiano André Noschang, Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - Unijuí
    Cristian André Noschang, é Gerente Financeiro na Bruning Tecnometal, fabricante de peças para os segmentos agrícola, automotivo, rodoviário e construção. Doutorando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Mestre em Economia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, 2022). Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2013) e MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV - Fundação Getúlio Vargas (2017). Possuí experiência em gestão financeira, planejamento orçamentário, gestão de projetos, melhoria contínua e planejamento estratégico.
  • Daniel Knebel Baggio, Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - Unijuí
    Possui Graduação em Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI - 2005), Especialização em Gestão Financeira (UNIJUI-2007), Marketing (UNIJUI-2019) e Formação Pedagógica para o Ensino Técnico e Profissional (FCSA/SEG-2014). Mestrado em Contabilidade e Finanças - Universidad de Zaragoza (2007) e Doutorado em Contabilidade e Finanças - Universidad de Zaragoza (2012) revalidado pela Universidade de São Paulo (USP-2013) em Controladoria e Contabilidade. Atualmente é Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UNIJUI. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional na UNIJUI no ano de 2022-2024 e atualmente é Professor do PPGDR/UNIJUÍ. Professor de Pós-Graduação Lato Sensu e MBAs no SENAC-SC. Integra o Grupo de Pesquisa em Competitividade e Gestão Estratégica para o Desenvolvimento (GPCOM) da UNIJUI, Grupo de Pesquisa em Comportamento inovador, Estresse e Trabalho (GPCET) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o Grupo de Pesquisa em Administração e Política Pública, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira e Estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: Finanças, Mercado de Capitais, Fundos e Análise de Investimentos, Estratégia e Governança Corporativa, Inovação e Empreendedorismo, Ambientes Inovadores e Empreendedores, Ecossistemas de Inovação, Cidades Inteligentes, Jogos Empresariais e Métodos Quantitativos de Pesquisa.
  • Argemiro Luis Brum, Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - Unijuí
    Bacharel em Administração de Empresas pela Fidene/Unijuí em 1981; Tecnólogo em Cooperativismo pela Fidene/Unijuí em 1981; Mentor e Coordenador da Criaec/Fidene entre 1981 e 1984; Mestre em Economia Agrícola-Especialização Internacional pelo IAM de Montpellier (França) em 1986; Doutor pela EHESS de Paris (França) em dezembro de 1989; consultor de empresas nacionais e internacionais ligadas ao agronegócio desde 1984; professor da Fidene/Unijuí desde 1981; mentor e coordenador do CEEMA/PPGDR/UNIJUI desde 1993; professor convidado para cursos de pós-graduação em diferentes universidades do Brasil desde 1984; membro do colegiado de coordenação dos cursos de mestrado e doutorado em Desenvolvimento Regional da UNIJUI; colaborador junto a diversos órgãos de imprensa nacionais; autor de mais de 50 livros e capítulos de livros, além de artigos científicos em diversas revistas especializadas.

Downloads

Publicado

2025-11-18