CIDADES SUSTENTÁVEIS: O PAPEL DA INFRAESTRUTURA VERDE NA CRISE CLIMÁTICA

Autores

Resumo

A crise climática vem sendo enfatizada cada vez mais, com o aumento da temperatura terrestre, cada vez mais o planeta encontra-se a beira de um colapso, sendo visíveis inúmeros problemas ambientais e ameaçando a vida na terra. Dessa forma, a busca por medidas de mitigação dos danos causados é discutida mundialmente pelos líderes dos países. Assim, entra a necessidade de tornar as cidades mais sustentáveis, diminuindo os impactos ao meio ambiente com estratégias pensadas desde o planejamento urbano até a gestão pública. Hoje, vê-se necessária a ação conjunta de todos para minimizar esses impactos que vem afetando cada vez mais, e de forma mais brusca o planeta. O objetivo desta pesquisa é trazer a importância da infraestrutura verde como forma de mitigar os impactos ao meio ambiente, bem como apresentar algumas das tipologias que poderiam ser implementadas facilmente nos municípios.

Biografia do Autor

  • FRANCIELE ZIENTARSKI ENGERROFF, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul- UNIJUI
    Mestranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Bolsista Capes/CNPq
  • Tarcisio Dorn de Oliveira, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul- UNIJUI
    Doutor em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. (UNIJUÍ). Desenvolveu Estágio Pós-Doutoral em Arquitetura e Urbanismo pela Atitus Educação (CESME).
  • Daniel Claudy da Silveira, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul- UNIJUI
    Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
  • Luísa Pereira Zamin, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul- UNIJUI
    Mestranda em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), e bolsista PROSUC/CAPES.

Downloads

Publicado

2025-11-18