LIBERDADES NEGADAS: RACISMO ESTRUTURAL E AS VELHICES NEGRAS EM SANTA CRUZ DO SUL

Autores

Resumo

Este artigo analisa as experiências de envelhecimento de pessoas negras no município de Santa Cruz do Sul-RS, à luz da teoria do desenvolvimento como liberdade, proposta por Amartya Sen. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, fundamentada na abordagem fenomenológica, que contou com a participação de 11 pessoas negras idosas. As experiências foram coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas, histórias de vida e um grupo focal. Os resultados revelam que o processo de envelhecimento dessa população é atravessado por privações decorrentes do racismo estrutural. A análise evidencia a negação das cinco liberdades destacadas por Amartya Sen, política, econômica, social, de transparência e de segurança protetora, indicando a existência de um ciclo de exclusões que compromete a dignidade na velhice. O estudo reforça a urgência de políticas públicas interseccionais voltadas à ao enfrentamento das desigualdades raciais no envelhecimento.

Biografia do Autor

  • Diorginis Luis Fontoura da Rosa, Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC
    Doutorando em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) com Bolsa Capes I. Mestre em Desenvolvimento Regional e bacharel em Psicologia pela UNISC.
  • Eduarda Corrêa Lasta, Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC
    Psicóloga graduada pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Doutoranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Pós-graduada em Psicologia Social. Pós-graduada em Terapia Cognitivo Comportamental pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS.Representante da Universidade de Santa Cruz do Sul no Conselho Municipal da Pessoa Idosa de SCS. Psicóloga clínica e professora do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul.
  • Silvia Virginia Coutinho Areosa, Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC
    Graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985), mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), e doutorado sanduíche em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008). Pós Doutorado em Serviço Social pela PUCRS (2012) com bolsa CNPq. Atualmente é professora do Curso de Psicologia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional. Docente e Coordenadora do Mestrado Profissional em Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC desde 2019.

Downloads

Publicado

2026-01-09