PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA): ALTERNATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO E BEM-ESTAR SOCIAL

Autores

Resumo

 

RESUMO

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a contribuição do programa de aquisição de alimentos ao bem-estar social, utilizando como base a abordagem das capacitações de Amartya Sen, a respeito de como a expansão das capacidades e liberdades pode contribuir para o desenvolvimento e bem-estar social. Assim observou-se que o Programa de Aquisição de Alimentos tem potencial para cooperar com o desenvolvimento, pois o programa atende objetivos que melhoram as capacidades e liberdades dos indivíduos, ao fornecer alimentação adequada às pessoas em situação de insegurança alimentar e fomentar a geração de renda dos agricultores familiares. Desta forma, conclui-se que o PAA é uma política pública orientada para a expansão das liberdades, pois propõem ações que buscam minimizar as privações das pessoas contempladas o que promove desenvolvimento pela perspectiva de Amartya Sen. A literatura e os dados da pesquisa mostraram que o financiamento do programa a partir de 2015 teve uma queda significativa em todos as regiões do Brasil, o que pode ter comprometido a efetividade desta política pública e reduzido a possibilidade de os indivíduos assumirem para si a capacidade de fazer as suas escolhas e se qualificar como um agente autônomo na sociedade.

Biografia do Autor

  • Saionara Gomes Gomes Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins
    Graduação em administração pela Universidade Estadual do Tocantins, especialista em Auditoria e Perícia Contábil e mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Federal do Tocantins. Atualmente estar lotada na Coordenação de Recursos Materiais da Universidade Federal do Tocantins. Cursando Doutorado em Desenvolvimento Regional UFT, (2024) ano de ingresso no doutorado. 
  • Adriano Nascimento da Paixão Nascimento Paixão, Universidade Federal do Tocantins
    Professor Titular do Departamento de Economia da UFPB. Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2008), Mestre em Economia pelo PPGE-UFPB (2002), Graduado em Ciências Econômicas pela UFPB (2000) e Graduado em Estatística pela UFPB (2024). Professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PGDR-UFT) e do Programa de Pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas (GESPOL-UFT).

Downloads

Publicado

2025-11-18