DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E O PRINCÍPIO DA SUBSIDIARIEDADE: POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS À CONSTRUÇÃO DE UMA CIDADANIA LOCAL

Autores

  • Cleide Calgaro
  • Lucas Gardelin

Resumo

Num contexto globalizado, marcado pela reavaliação do modelo tradicional de Estado-Nação e pela crise do sistema representativo, o debate sobre a expansão da participação popular e da democracia torna-se bastante importante, ainda mais quando atrelado ao conceito de cidadania. Analisando-se o complexo contexto brasileiro, caracterizado por uma democracia jovem e ainda em consolidação, a ampliação do empoderamento cívico e da participação local, assentada no princípio de subsidiariedade, oferece alternativas plausíveis para a construção de uma democracia participativa e garantidora de cidadania. Dito isto, o presente artigo objetiva investigar a democracia a partir do princípio da subsidiariedade, demonstrando como as políticas públicas podem contribuir para a construção da ideia de uma cidadania voltada para o espaço local.

Biografia do Autor

  • Cleide Calgaro
    Doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Pós-doutoranda em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS. Doutoranda em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul- UNISC. Atua como pesquisadora no Grupo de Pesquisa "Metamorfose Jurídica". CV: http://lattes.cnpq.br/8547639191475261.
  • Lucas Gardelin
    Acadêmico do Curso de Direito e Letras na Universidade de Caxias do Sul. Bolsista do Grupo de Pesquisa Metamorfose Jurídica. CV: CV: http://lattes.cnpq.br/7920618297606474.

Downloads

Publicado

2015-05-22