DESGARRADOS: O COTIDIANO DO SUB MUNDO DAS GRANDES CIDADES SOB O PRISMA JURÍDICO E A TRANSDISCIPLINARIDADE JURÍDICO-ARTÍSTICA

Eduardo Missau Ruviaro, Henrique Missau Ruviaro

Resumo


O direito tem a função, dentre várias, como ciência criada pelo homem e para o homem, de dialogar com as distintas áreas do saber humano. Tem-se, com isso, a transdisciplinaridade dos saberes jurídicos. A arte e o direito, nesse sentido, andam, de mãos dadas, na estrada do combate às mazelas sociais das grandes cidades, como mostra a música Desgarrados, de autoria de Sérgio Napp e de interpretação de Mário Barbará. Este narra, de maneira poetizada, e interpreta as cotidianas dificuldades daqueles que fugiram do campo rumando a capital do estado do Rio Grande do Sul. O presente estudo, utilizando-se do método de abordagem indutivo e do método de procedimento comparativo, bem como de materiais bibliográficos e documentais, objetiva fazer uma interpretação da música supramencionada sob os prismas do Direito e da Sociologia Jurídica. Entende-se e conclui-se que, de maneira geral, o Direito tem a liberdade de dialogar e caminhar de mãos dadas com as expressões artísticas para, com isso, assegurar respeitado o princípio da dignidade da pessoa humana, basilar no ordenamento jurídico brasileiro

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