A INTERDISCIPLINARIDADE COMO INSTRUMENTO DE EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES: A ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL UM DESAFIO IM(POSSÍVEL)?

Juliana Paganini, Fernanda da Silva Lima

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo, compreender e analisar a erradicação do trabalho infantil enquanto luta pela efetivação os direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes no Brasil, a partir de uma reflexão interdisciplinar.No andamento deste trabalho, utilizou-se do método de abordagem dedutivo, adotando o procedimento monográfico. As técnicas envolveram pesquisa bibliográfica. O procedimento se deu de modo qualitativo. Os resultados obtidos apontaram para a comprovação de que a efetivação dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes no Brasil e consequentemente a erradicação do trabalho infantil, sãotão complexas que o direito isoladamente não consegue refletir acerca dessa realidade, necessitando do diálogo com outras disciplinas. Entretanto, para responder a questão de pesquisa, qual seja, se o direito da criança e do adolescente utiliza outros saberes para a reflexão da efetivação dos direitos fundamentais de meninas e meninos e erradicação do trabalho infantil, verificou-se que ainda existe certa resistência dos pesquisadores quanto à prática da reflexão interdisciplinar. Devido a isso, faz-se necessário que os atores envolvidos na busca pela erradicação do trabalho infantil encarem tal desafio, numa luta que não é própria ou exclusiva aos profissionais do Direito, mas de todos àqueles que possuem uma postura de engajamento pela transformação social.

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