A EDUCAÇÃO JURÍDICA SOB O PRISMA DO PARADIGMA EMERGENTE: A APROXIMAÇÃO DOS SABERES JURÍDICOS ÀS DEMANDAS SOCIAIS ATRAVÉS DA PESQUISA CIENTÍFICA

Caio Vinícius de Jesus Ferreira dos Santos

Resumo


Este trabalho tem por objetivo analisar os desafios e as perspectivas do desenvolvimento da pesquisa científica no âmbito da educação em direito, objetivando afirmar que a ciência é um dos meios utilizados pelo homem na apreensão, compreensão e modificação da realidade, considerando diferentes contextos sociais, culturais e econômicos. Assim, afirma-se que a implementação da pesquisa no campo das ciências jurídicas, pode auxiliar no desvelamento da realidade social, no aprimoramento de saberes já instituídos, na compreensão do momento histórico vivenciado, na previsão de situações futuras e, principalmente, na a auto-realização da ciência do direito, tendo por lastro o paradigma emergente, diante da crise do paradigma da ciência moderna, levando a transformação democrática da justiça. A partir disso, utilizando-se do método hipotético-dedutivo e jurídico propositivo, por meio de análise de bibliografia especializada, estabelece-se que não se pode negligenciar o lugar de formação dos juristas, seja na universidade pública ou privada, em razão da premente necessidade de revitalização e de fortalecimento do conhecimento jurídico, com arrimo no fomento de políticas públicas para acudir as demandas sociais.

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