EVASÃO ESCOLAR DE TRANSEXUAIS E TRAVESTIS: UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SOB A ÓTICA DA SOLIDARIEDADE

Ana Rubia Burin, Natalia Carolina Agnes

Resumo


O presente artigo tem como objetivo analisar a evasão escolar de transexuais e travestis sob a ótica do princípio da solidariedade quando observadas as políticas públicas atinentes. Dessa forma, o objetivo inicial é discorrer sobre os conceitos de travestis, transexuais, gênero, sexo e identidade de gênero e consonância com o princípio da solidariedade e a dignidade da pessoa humana para que em um segundo momento seja analisado a evasão escolar de pessoas transexuais e travestis, e um terceiro momento a análise das políticas públicas no Estado do Rio Grande do Sul sob a perspectiva do Princípio da Solidariedade. A pergunta que se busca responder é: o princípio da solidariedade corrobora com as políticas públicas do Estado do Rio Grande do Sul visando evitar a evasão escolar desse grupo dessas minorias? Para tal foi utilizado o método de abordagem dedutivo e a técnica de pesquisa bibliográfica, concluindo que o princípio da solidariedade tem corroborado nas Políticas Públicas elaboradas pelo Estado do Rio Grande do Sul, uma vez que o ente estatal apresenta a proteção a dignidade da pessoa humana, bem como a cooperação no intuito de diminuir as desigualdades e injustiças existente no âmbito escolar no tocante aos transexuais e travestis

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