O DIREITO AO ACESSO À EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA

Maria Laura Pêgas Pereira, Luci Mara Custódio Arruda

Resumo


O acesso à educação de crianças e adolescentes com deficiência é um problema que restringe direitos fundamentais. O acesso à educação produz uma inquietação em relação a como estão as crianças e adolescentes com deficiência em sala de aula. A pesquisa tem por objetivo geral detectar os empecilhos encontrados por professores e alunos na garantia do acesso à educação de crianças e adolescentes com deficiência. Com tal finalidade, propõe-se como objetivos específicos: identificar os direitos de crianças e adolescentes com deficiência; compreender as violações de direitos fundamentais de crianças e adolescentes com deficiência no âmbito escolar e contextualizar o acesso ao direito à educação de crianças e adolescentes com deficiência. O problema que orienta a pesquisa é “como está sendo promovido o atendimento aos alunos da educação especial em sala de aula? ”. O método de abordagem utilizado é o dedutivo, o método de procedimento é o monográfico, utilizando a técnica de pesquisa bibliográfica.

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